Prefeitura de Santo André e Faculdade de Medicina do ABC ampliam os serviços de saúde
Parceria coloca estudantes em campo e disponibiliza mais de 50 mil horas de novos atendimentos, ação promete zerar filas e priorizar a atenção primária à saúde
- Data: 15/06/2023 09:06
- Alterado: 31/08/2023 23:08
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
secretário da saúde
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
A Prefeitura de Santo André e a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) firmaram parceria estratégica na área da saúde, visando aprimorar os serviços oferecidos à população e promover a formação de profissionais. O termo de cooperação foi assinado nesta quarta-feira (14), durante um evento realizado no salão nobre da FMABC.
“Vamos intensificar o atendimento, com mais profissionais e acesso a mais serviços, com a formalização daquilo que já existia na prática, mas que se materializa agora. Além da possibilidade, sempre, de ampliação conforme a própria demanda”, esclareceu o Prefeito de Santo André, Paulo Serra.
O acordo estabelece a disponibilização de mais de 50 mil horas de campos de estágio para estudantes de todos os cursos de adesão oferecidos pela instituição de ensino, além dos participantes da residência médica. Com duração inicial de dois anos, o objetivo dessa parceria é proporcionar formação de novos profissionais da saúde e ampliar o atendimento à população, prometendo zerar as filas de espera por serviços médicos.
Durante o evento, o secretário de Saúde de Santo André, Gilvan Ferreira de Souza Junior, destacou a importância dessa união: “A Faculdade lá atrás sonhou com esse momento de estar se unindo à Prefeitura para pensar na saúde da região, antes mesmo do SUS. A gente fica muito feliz, porque damos continuidade e conseguimos sonhar em um futuro com acesso ao serviço de saúde. Algo que o prefeito tem feito muito, onde temos zerado a fila dos hospitais do município. E essas parcerias com a faculdade têm ajudado com o ambulatório e em diversos outros recursos como pesquisa.”
O secretário ainda afirmou que a instituição regulou um outro contrato com a prefeitura, dessa vez no modelo de prestação de serviço, de R$280 mil, que oferecerá, aproximadamente, 3 milhões de exames laboratoriais à população, ao longo dos próximos 12 meses.
O reitor da FMABC, David Uip, expressou sua satisfação com a parceria: “Esse acordo atende a um anseio de longa data de ambas as partes. Sempre tivemos uma cooperação não apenas com Santo André, mas também com outros municípios da região do Grande ABC . É importante termos essa parceria oficializada para continuarmos formando profissionais de excelência e atendimento à comunidade.”
Hospitais escolas são reconhecidos pela sua qualidade técnica e de inovação
Há grandes centros de formação, na cidade de São Paulo, que atuam em um formato parecido com o que a Prefeitura de Santo André e a FMABC firmaram, e seguir essa tendência é contribuir para o desenvolvimento da cidade e colocá-la em destaque.
O Hospital das Clínicas é um exemplo disso, sendo um dos principais hospitais escolas do país, com diversas especialidades médicas e um dos maiores complexos hospitalares da América Latina.
Além de serem centros de ensino, os hospitais escolas desempenham um papel importante no atendimento à população e assistência médica de qualidade. Contribuindo para e avanço técnico da área e na redução das desigualdades no acesso à saúde.
Durante o estágio e a residência, os profissionais em formação são supervisionados e orientados por médicos mais experientes. Essa supervisão garante que os alunos recebam uma avaliação contínua sobre seu desempenho, ajudando-os a melhorar suas habilidades e aprimorar sua prática.
Compostos por equipes de profissionais de diversas áreas da saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, entre outros. Essa integração multidisciplinar permite aos alunos aprenderem com diferentes perspectivas e especialidades.
E são reconhecidos como grandes centros de pesquisa e inovação, onde são realizados estudos clínicos, desenvolvimento de novas técnicas e terapias, e investigação científica. Isso não apenas enriquece a formação, mas também beneficia a sociedade ao promover o desenvolvimento de novos tratamentos e abordagens médicas.