Prefeitura de Santo André cria área de embarque e desembarque para motoristas na R. Itambé
Intervenção vai resolver problema histórico de mobilidade urbana em uma das regiões com maior fluxo de veículos da cidade
- Data: 08/02/2021 17:02
- Alterado: 08/02/2021 17:02
- Autor: Daniel Betega
- Fonte: Secom PSA
Crédito:Helber Aggio/PSA
A Prefeitura de Santo André está realizando uma obra na rua Itambé, ao lado da estação Prefeito Celso Daniel da CPTM, que vai resolver um problema histórico de mobilidade urbana na cidade. Uma nova área de embarque e de desembarque de passageiros está em construção, possibilitando que as faixas de rolamento de veículos não fiquem comprometidas pela parada irregular dos veículos. Além disso, a capacidade para embarque e desembarque de carros vai triplicar, passando de cinco para 15 vagas.
Para a ampliação desta área de embarque e desembarque foi utilizado um trecho de aproximadamente 80 metros no terreno pertencente à CPTM, que fica ao lado da entrada da estação, e que vai possibilitar a liberação das faixas de rolamento da via e eliminar os gargalos no tráfego que eram formados. Para a execução dos serviços foi necessária a demolição de duas construções existentes, além da requalificação deste terreno para a criação da nova área.
O prefeito Paulo Serra esteve na rua Itambé para acompanhar as obras e destacou que a criação desta nova área vai contribuir na melhoria do tráfego em todo o entorno. “Estamos resolvendo mais um problema histórico em nossa cidade. Circulam por esta via aproximadamente 2.000 veículos por hora nos horários de pico, com certeza essa intervenção vai melhorar a fluidez no tráfego e, consequentemente, melhorar a mobilidade da região central”, destacou.
Todo o trecho da rua Itambé, que compreende a estação Prefeito Celso Daniel da CPTM, terá gradis instalados para ordenar o trajeto, permitindo que os pedestres utilizem uma travessia elevada que será instalada em frente à entrada da estação, separando os veículos dos pedestres. O Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) projeta um ganho de 50% na fluidez do tráfego nos horários de pico e de 90% nos horários fora deste período.
A rua Itambé concentra alto fluxo de embarque e desembarque de passageiros que utilizam transporte individual por aplicativo, além da grande circulação de pedestres para acessar a estação de trem e também para os que fazem a integração com o sistema de transporte público.