Prefeitura de Santo André anuncia a construção de uma creche na Vila Guarani

Unidade atenderá 350 alunos e tem prazo de entrega para o final de 2024

  • Data: 05/08/2023 14:08
  • Alterado: 31/08/2023 22:08
  • Autor: Be Nogueira
  • Fonte: ABCdoABC
Prefeitura de Santo André anuncia a construção de uma creche na Vila Guarani

Crédito:Divulgação

Você está em:


Na manhã deste sábado (5), o prefeito de Santo André, Paulo Serra, assinou o documento de serviço para início da construção de uma creche na Vila Guarani, em Santo André. São R$9,4 milhões investidos. A unidade nasce já com a demanda de 120 famílias aguardando, com prioridade, a entrega da obra, que está prevista para acontecer até final de 2024. Por enquanto, essas crianças estão sendo atendidas em outras unidades.

Presente no local da obra além do prefeito Paulo Serra, estavam o vice-prefeito Luiz Zacarias, o secretário de infraestrutura e serviços urbanos, Vitor Mazzeti Filho, um representante do secretário de educação, Almir Roberto Cicote e vereadores

Hoje a fila do município é de 36 alunos aguardando por vagas, mas segundo o prefeito Paulo Serra, em 2017 – no começo de sua gestão-, esse número era quase 140 vezes maior, com 5 mil crianças sem matrícula.

“Quando a gente iniciou a gestão nós tínhamos um déficit de vagas de creche na cidade, tínhamos feito um diagnóstico e precisávamos criar algo em torno de 5000 vagas. E nós conseguimos nos primeiros quatro anos entregar 10 creches, foram 3500 vagas, mais um aumento de vagas que conseguimos com parceria com a iniciativa privada remanejando salas de aula”, contou Paulo Serra.

Serra ainda conta como a pandemia impactou a geração de novas “Estávamos muito perto de zerar esse déficit e veio a pandemia. Claro que pra educação houve uma influência direta e até hoje a gente faz um diagnóstico para identificar quais foram os impactos, não só na formação e no conteúdo, mas também na questão das vagas. Porque houve muita migração da rede privada de educação para a rede pública”

Durante os sete anos da gestão Paulo Serra, foram construídas 10 creches (hoje o total em funcionamento no município é de 44 unidades) e a promessa são outras cinco unidades, contando com a da Vila Guarani. A meta é entregar todas até o final de 2025, sendo três em Utinga e uma na Vila Tibiriçá. Cada instituição atenderá a 350 alunos.

A creche será construída em um local que servia como área de lazer da comunidade, sendo usado como campo de futebol dos times da Vila Guarani e do Centreville. A prefeitura afirmou ter a preocupação em buscar por um novo espaço para o campo, negociando um novo espaço.

O projeto da creche Vila Guarani tem mais de 2600 metros quadrados de área construída, com 4 salas, jardim, pátio, refeitório da alunos e outro para funcionários, secretaria, sala dos professores, dois sanitários internos, um sanitário público, entrada de serviço, lavanderia, diretoria, fraldário, sala de descanso, lactário, sala de reuniões, depósito de material, sala técnica, cozinha, entre outros espaços que contemplam todo o complexo.

A nova creche atenderá a população dos bairros Vila Guarani, Centreville, Parque Gerassi, Jardim Marek, Vila Homero Thon. 

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação

  • Data: 05/08/2023 02:08
  • Alterado:31/08/2023 22:08
  • Autor: Be Nogueira
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados