Prefeitura de Mauá promove campanha sobre o Dia do Uso Racional de Medicamentos
Data é celebrada nacionalmente em 5 de maio e visa conscientizar a população quanto ao uso adequado de remédios
- Data: 04/05/2022 19:05
- Alterado: 04/05/2022 19:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Mauá
Crédito:Divulgação
Nesta quinta-feira (05/05), a Prefeitura de Mauá promove mais uma ação para marcar o Dia do Uso Racional de Medicamentos. A campanha é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência em Assistência Farmacêutica de Mauá e Vigilância Ambiental. Os objetivos da iniciativa são conscientizar a população para o uso correto de medicamentos, bem como para o descarte adequado dessas substâncias.
Remédios com prazo de validade expirado não devem ser ingeridos, pois, além de perderem seus efeitos terapêuticos, podem ainda prejudicar a saúde. No entanto, é importante frisar que substâncias medicamentosas não devem ser descartadas em lixo comum, muito menos na pia ou vaso sanitário, uma vez que causam poluição do solo e das águas.
O descarte de remédios deve ser feito em pontos de coleta regulares. E, a partir desta quinta-feira, as UBSs de Mauá vão contar com coletores para descarte adequado de medicamentos vencidos ou em desuso.
A campanha ocorre pelo segundo ano consecutivo no município. No Brasil, é comum que algumas pessoas se automediquem e até indiquem remédios aos outros. Esse hábito é muito perigoso. O uso irracional de medicamentos pode agravar doenças. Há ainda o risco de que a combinação errada de substâncias anulem ou potencializem o efeito de outras.
Orientações sobre o uso de remédios:
– Utilizar medicamentos de forma incorreta pode prejudicar a saúde e até levar à morte. Eles são bons quando necessários e com a devida orientação médica ou farmacêutica.
– Se estiver grávida ou amamentando, não utilize remédios sem consultar o seu médico.
– Não recomende medicamentos. O que é bom para uma pessoa pode não ser para outra.
– Tome remédios somente com água.
– Não utilize medicamentos por conta própria e sem a avaliação de um profissional de saúde. A automedicação oferece riscos à saúde.
– Mantenha os remédios fora do alcance de crianças e de animais.
– Guarde os medicamentos longe do calor, da umidade e da luz intensa. Se precisar ser conservado em geladeira, evite colocá-lo na porta do eletrodoméstico.