Prefeitura de Mauá inicia projeto Samba na Paineira

A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer deu início na tarde de sábado (28) ao projeto piloto Samba na Paineira.

  • Data: 30/09/2013 13:09
  • Alterado: 30/09/2013 13:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Prefeitura de Mauá inicia projeto Samba na Paineira

Crédito:

Você está em:

Ao som da Bateria Mirim do mestre Cacai, da Escola de Samba Unidos do Silvia Maria o evento realizado na Praça da Paineira contou também com a participação do grupo Pimenta de Cheiro, Comunidade do Samba de Mauá, além de apresentação de capoeira.

De acordo com o secretário da pasta, Waldir Luiz este é o primeiro passo para diversas ações a serem realizadas no espaço, com o objetivo principal de envolver e resgatar a cultura da cidade, com a participação de todos os artistas locais que integram a comunidade do samba de raiz de Mauá, como o Samba Lenço, patrimônio histórico tombado pelo Condephaat do município e único em atuação no Brasil e o grupo Samba de Terreiro, do Parque das Américas, além da União das Escolas de Samba de Mauá (UESMA), entre outros.

O Samba na Paineira pretende fomentar a cultura no espaço que hoje abriga um dos mais importantes patrimônios históricos de Mauá. Tombado pelo Condephaat, o espaço sedia uma tradicional feirinha, realizada de quarta a sábado, das 10h às 17h. São 19 permissionários, entre produtos artesanais e alimentação. A gestão é feita pelos próprios comerciantes sob orientação do Centro Público de Trabalho e Renda da Prefeitura.

Ainda estão nos planos do secretário revitalizar a praça até o final do ano por meio de grafitagem, com apoio do Movimento Hip Hop de Mauá. “Queremos dar vida a este local e fazer daqui um espaço familiar onde todos possam passar momentos agradáveis, com muita música e atrações culturais da cidade”, afirmou Waldir explicando que inicialmente será promovida uma atividade a cada mês, porém a proposta é de ampliar a agenda.

Dia Nacional do Nordestino – No dia 8 de outubro, das 17h às 21h a Praça da Paineira irá sediar as comemorações do Dia Nacional do Nordestino, com atividades culturais de dança e música típicas, workshop com professores das Oficinas Culturais da cidade e apresentação da Orquestra de Violeiros de Mauá, Catira Az de Ouro e bandas de forró convidadas.

A Praça – Historicamente a área onde foi plantada a árvore símbolo de Mauá pertenceu a chácara de Luis Merloni, vendida em 1934 para André Magini. A casa sede, alugada pelo Governo Estadual, recebeu a primeira escola pública municipal, inaugurada em 13 de agosto de 1935, chamada Grupo Escolar de Mauá. Demolido em 1978, só restou a paineira como referência histórica.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 30/09/2013 01:09
  • Alterado:30/09/2013 13:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados