Prefeitura de Diadema inspeciona salões de beleza

Estabelecimentos que realizam procedimentos de risco de transmissão de doenças como hepatites são alvo da Vigilância Sanitária

  • Data: 06/09/2013 18:09
  • Alterado: 06/09/2013 18:09
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Prefeitura de Diadema inspeciona salões de beleza

Vera Viel

Crédito:

Você está em:

Ir à manicure ou fazer uma tatuagem pode representar um risco à saúde. Um deles é o de contrair doenças como hepatites tipos B e C, além do vírus HIV. Para evitar esse tipo de situação, o Serviço de Vigilância Sanitária (VISA) do município vistoria, rotineiramente, salões de beleza e similares.

Desde o início do ano, mais de 20 estabelecimentos desse ramo foram inspecionados, sendo 17 em salões de beleza e quatro em estúdios de tatuagem e piercing. Nessas fiscalizações, apenas dois serviços foram autuados. Um salão por reutilização de cera de depilação e um tatuador por processo incorreto de esterilização.

Nas inspeções sanitárias, além de oferecer informações sobre formas de contágio de doenças, a equipe da Prefeitura verifica se a documentação está em dia e se os materiais utilizados e os processos de execução dos serviços estão de acordo com o que determina a lei. Caso não esteja, os fiscais podem orientar, autuar o estabelecimento, aplicar advertência, multa ou interditar o local.

Além das inspeções, o serviço de Vigilância Sanitária realiza atividades de prevenção junto a profissionais do ramo da beleza nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que recebem o Programa Saúde em Movimento. Desde o início do ano, foram realizadas atividades em oito unidades com a participação de 120 pessoas.

RISCO À SAÚDE
Algumas das doenças que podem ser transmitidas em salões de beleza e estúdios de tatuagem são AIDS, hepatites, alergias e micoses. O contágio ocorre ao manusear objetos como alicates, agulhas, palitos de unha, escovas, entre outros.

As hepatites tipos B e C são transmitidas pelo sangue. Para evitar riscos de contaminação é preciso que o estabelecimento atenda algumas exigências como a esterilização de alicates e outros equipamentos em estufas e o uso de itens descartáveis como agulhas e palitos de unha. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 4043 8203 e 4043 8216.

De acordo com dados do serviço de Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD) da Secretaria de Saúde, houve um aumento de 30% nos casos notificados de hepatites B e C nos últimos anos. Em 2011, foram 343 casos. Em 2012, chegou a 446. Em 2013, já foram registrados 246 casos.

HEPATITES
A hepatite é uma inflamação no fígado, geralmente, silenciosa porque nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. A transmissão também pode ser feita através de prática de sexo desprotegida, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, além da transmissão da mãe para o filho durante o parto e/ou amamentação.

ESTABELECIMENTO REGULARIZADO
Em Diadema, há 52 salões de beleza e similares cadastrados no serviço de Vigilância Sanitária. Desses, 12 foram inscritos em 2013. Para se regularizar, é preciso que o responsável pelo serviço vá à Central de Atendimento, preencha um formulário e entregue documentos como Contrato Social ou Firma Individual Registrado na Junta Comercial do Estado de SP, CNPJ, Inscrição Municipal e documentos do responsável legal e sócios.

Serviço:
Central de Atendimento
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Rua Amélia Eugênia, 397 – Centro.
Tel.: 4057 8000.

Vigilância Sanitária
Av. Antônio Piranga, 700 – Centro (anexo Quarteirão da Saúde).

Compartilhar:

  • Data: 06/09/2013 06:09
  • Alterado:06/09/2013 18:09
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados