Polícia prende homem que ostentava suástica em Florianópolis
Roberto Villas Boas pendurou símbolo na janela de casa. No local foram encontrados livros e outros materiais que fazem referência ao nazismo
- Data: 24/01/2020 08:01
- Alterado: 24/01/2020 08:01
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:
A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu em flagrante um homem de 55 anos acusado de fazer apologia ao nazismo. Paulo Roberto Villas Boas foi denunciado após pendurar uma camiseta com a suástica na janela de casa, em São José, na Grande Florianópolis. Com ele foram apreendidos outra camiseta com o símbolo nazista, livros, computador e celulares.
Segundo o delegado Deonir Moreira Trindade, da Central de Plantão Policial, o homem já era conhecido por manifestar ideais em redes sociais. Agora, as investigações vão analisar se ele tem ligações com outros grupos supremacistas. Após passar por audiência de custódia e ter o flagrante homologado, o homem foi liberado.
“A própria Polícia Militar informou que ele já era conhecido por defender ideais nazistas, inclusive na internet. No domingo, após ele ser flagrado ostentando uma camiseta com o símbolo nazista, pedi um mandado de busca que foi prontamente atendido pelo judiciário”, explicou Trindade.
Ao ser detido, o homem tentou se justificar alegando “liberdade de expressão”. Ele foi enquadrado no artigo 20 da lei 7.716/89, que veda a distribuição ou veiculação de símbolos ou ornamentos que utilizem a cruz suástica ou gamada para fins de divulgação do nazismo.
Natural de São Paulo, Roberto Villas Boas já respondeu na Justiça catarinense por ameaça contra um ex-empregador e, em janeiro de 2019, teve um inquérito instaurado pelo Ministério Público catarinense por desacato contra policiais militares. Ele teria xingado agentes que atendem pelo telefone de emergência 190. Roberto Villas Boas vive sozinho em São José e, segundo o delegado, ele próprio se definiu como “um lobo solitário”.