Poetisa americana, Louise Glück, é laureada com Nobel de Literatura 2020
Escritora é considerada uma das mais talentosas de sua geração e já recebeu outros grandes prêmios
- Data: 08/10/2020 10:10
- Alterado: 08/10/2020 10:10
- Autor: Redação
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:
A poetisa norte-americana Louise Glück conquistou o Prêmio Nobel de Literatura de 2020, “por sua inconfundível voz poética que com austera beleza torna universal a existência individual”, anunciou nesta quinta-feira, 8 de outubro, a Academia Sueca.
Louise Glück nasceu em 1943 em Nova York, e atualmente vive em Cambridge, Massachusetts. Além da literatura, ela é professora na Yale University, em Connecticut. A escritora venceu o Prêmio Pulitzer de poesia de 1993 por sua coleção de poemas The Wild Iris.
Além do Pulitzer, ela também ganhou a National Book Award (2014). Dois anos depois, ela recebeu a National Humanities Medal do então presidente dos EUA, Barack Obama. A autora é considerada uma das poetisas mais talentosas de sua geração. De acordo com a Academia Sueca, seu trabalho é caracterizado por uma busca pela clareza.
Em sua obra, a autora trabalha temas como a infância e a vida em família. Seus primeiros livros são centrados em casos de amor fracassados, encontros familiares desastrosos e desespero existencial. Nos trabalhos posteriores, ela continuou a tratar de temas como decepção, rejeição, perda e isolamento. Sonhos e ilusões também são temas trabalhados com frequência em seus textos. Até o momento, não há nenhum livro da autora publicado no Brasil.
Até 2020, 113 prêmios Nobel foram concedidos nesta categoria. O único representante da língua portuguesa é José Saramago. Desses mais de cem prêmios, apenas 16 foram para mulheres.
Este ano, o prêmio para cada uma das categorias do Nobel é de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).
Na quarta (7), foi anunciado o prêmio em Química pela descoberta do Crispr, método de edição do genoma.
O prêmio da Paz será entregue nesta sexta-feira (9). Já a láurea em Economia será divulgada na próxima segunda (12)