Podcasts dos curumins sobre cultura de paz já estão disponíveis para audição

Podcasts gravados pelos representantes dos grêmios curumins das escolas de Diadema são disponibilizados em plataforma de streaming

  • Data: 06/07/2023 20:07
  • Alterado: 01/09/2023 00:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Podcasts dos curumins sobre cultura de paz já estão disponíveis para audição

Crédito:Igor Andrade Cotrim/PMD

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Foram lançados oficialmente, na manhã de quinta-feira, 06/07, os 27 podcasts produzidos pelos representantes dos Grêmios Curumins da rede municipal de ensino de Diadema. Estiveram presentes no auditório do Centro de Formação Profª Lisete Arelaro, onde funciona a Secretaria de Educação, representantes dos grêmios curumins das escolas e seus pais, autoridades, professores, diretores e coordenadores da rede. Os episódios dos podcasts estão disponíveis na plataforma Spotify, e podem ser acessados neste link.

O lançamento representa a conclusão de um longo trabalho que começou no mês de abril, com a discussão do tema “cultura de paz”, em que os estudantes do 3º ao 5º ano discutiram e identificaram os principais problemas e soluções relacionadas à cultura de paz. Na segunda etapa, em maio, eles participaram de oficinas técnicas sobre comunicação e elaboração de roteiros, e por fim gravaram os episódios nos estúdios da Universidade Metodista, onde conheceram também os estúdios de rádio e TV, biblioteca e outros espaços. Elisabete Marques, coordenadora do Núcleo de Gestão de Conselhos da Secretaria de Educação, destacou durante a apresentação do projeto que, entre outras coisas, ele “garante o espaço de discussão democrática dentro das escolas, com participação e representatividade dos estudantes. Foram 434 crianças de 18 escolas, o que nos deixa muito satisfeitos”.

O representante dos professores que atuam junto aos grêmios curumins, Matheus Sargitário, afirmou que os grêmios têm uma importância pedagógica e também política. “Estamos dando a oportunidade aos estudantes de participarem e entenderem como funcionam os espaços de debate e o processo democrático”. A Profª Patrícia Sosa, representando a Universidade Metodista, salientou que ter as crianças dentro da universidade é importante porque faz com que eles entendam que poderão fazer parte desse espaço um dia. “É um privilégio para nós poder ajudar a plantar essa semente.”

A secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, agradeceu a todos os envolvidos na iniciativa, ressaltou que a cidadania é formada desde a infância e que o projeto faz parte de um processo pedagógico: “as crianças representam o entendimento do mundo no seu tempo, e nós precisamos saber ouvi-los.” Benedito Mariano, secretário de Segurança Cidadã, destacou que esse trabalho é a soma dos esforços de várias secretarias, e que ajuda a fortalecer a segurança nas escolas. “O Observatório de Segurança Escolar, o Escola que Protege e o Projeto Podcast Curumim nos ajudam a construir um ambiente de mais segurança e promover a cultura de paz, que foi o tema central dos podcasts.” A vice-prefeita Patty Ferreira complementou dizendo que “a construção da cultura de paz é coletiva, e os podcasts são um exemplo disso, pois dá protagonismo às crianças por meio dos Grêmios e Conselhos Curumins”.

Por fim, o link para ouvir os 27 podcasts foi lançado por Ana Lucia, que apresentou cinco deles ao final do evento, um de cada região da cidade, das escolas Profª Fabiola de Lima, Profª. Zilda Gomes dos Reis de Almeida, Jorge Amado, Inspetor José Reinaldo de Santana Piró e Olga Benário Prestes, sendo que o episódio desta última foi um videocast com tradução em libras, feita pela estudante Brena Kamile dos Santos Correia, da Emeb Anita Catarina Malfati.

Além da sala de aula

Na opinião do Prof. Roberto Joaquim de Oliveira, da equipe de Formadores da Secretaria de Educação de Diadema, que coordenou todo o projeto, o trabalho ganhou uma dimensão bem maior do que os participantes imaginavam no início. “Descobrimos que o protagonismo infantil traz uma nova mentalidade, e que a oficina e os exercícios feitos durante o processo vão possibilitar aos estudantes fazer uma outra leitura da realidade, entendendo que é preciso se aprofundar nos temas, de forma participativa, coletiva e por meio do diálogo. Graças a esse trabalho conjunto, as crianças saíram ganhando e os professores também.

A representante do grêmio Curumim da Emeb Átila Ferreira Vaz, Heloísa Inaiê Sampaio Rocha, de 9 anos, aprovou o projeto: “achei bom porque as crianças puderam decidir e dizer o que é melhor para a escola. Nosso podcast foi sobre bullying e medidas para combater essa prática. Acho até que vou ficar famosa”, arrisca ela. A mãe, Andrielli Sampaio de Souza, diz que as crianças acabaram aprendendo coisas novas, melhorando a leitura e a dicção, e enfrentando a timidez de expor suas ideias e de falar em público. “A Heloísa está menos tímida e falando melhor depois desse projeto”, comemora. A mãe de Arthur Tenório, que está no 3º ano na Emeb Inspetor José Reinaldo de Santana Piró, Estéfany Tenório, acha um privilégio o filho poder participar de um projeto como esse. “Ninguém melhor do que as próprias crianças para discutir e propor soluções para promover a paz nas escolas. E conhecer uma universidade por dentro vai despertar neles a vontade de estar lá um dia.”    

Ouça aqui todos os podcasts produzidos pelos Grêmios Curumins:

https://open.spotify.com/show/3um3yLLhsIRZvvJmddqGog?si=GBjDwPT_SV6W4rxw7XoVpg&fbclid=IwAR1z1rdBnRsqgoOsY_3z5uKr31ctBAbfNhYDyU1S9Qpoe-AM76pecsE928U

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Crédito:Igor Andrade Cotrim/PMD
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  • Data: 06/07/2023 08:07
  • Alterado:01/09/2023 00:09
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