Piscina do Dell’Antonia recebe 1,6 mil pessoas em festival de nado livre
Evento finaliza ano que marcou a retomada do equipamento esportivo após obras e pandemia
- Data: 26/11/2022 18:11
- Alterado: 26/11/2022 18:11
- Autor: Anderson Fattori
- Fonte: Secom/PSA
Crédito:
A piscina olímpica do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, em Santo André, recebeu neste sábado (26) cerca de 1,6 mil das 2,5 mil pessoas que estão matriculadas nas aulas oferecidas pelo projeto Natação Total, da Prefeitura, em festival de nado livre. O evento serviu de encerramento das atividades do ano e coroou a retomada do equipamento esportivo, que passou por obras e depois ficou indisponível durante a pandemia da Covid-19.
“É maravilhoso ver a piscina lotada com os participantes do programa Natação Total. Cada um dentro das suas possibilidades, dos seus limites, mas fazendo bonito. Estamos vendo famílias inteiras participando e isso é gratificante”, destaca o secretário de Esporte e Prática Esportiva, Marcelo Chehade. “Atualmente temos 2,5 mil inscritos no projeto, mas vamos ampliar para 4 mil”, acrescentou o titular da pasta.
O evento reuniu munícipes a partir de 7 anos e dos mais variados níveis técnicos. Uma das mais animadas para cair na piscina era Eliza Quirino Silva, 34 anos, moradora do Parque Marajoara. “Eu amo natação, me ajuda muito por conta da ansiedade e entrar na água é a minha melhor terapia. Hoje é uma grande confraternização, é muito gostoso ver a nossa evolução e das pessoas que treinam com a gente”, comentou.
Entre os participantes do projeto, alguns estão se destacando e sendo indicados pelos professores para as equipes de alto rendimento da cidade. Este é o caso de Arthur Nunes de Couto Viana, 12 anos. “Comecei a nadar no início do projeto, em abril, e depois de um mês os professores me colocaram no pré-treino, que é mais forte. Estou gostando muito e me dedicando”, garantiu.
“Esse é o maior projeto de natação que eu já estive envolvido. Desafio muito grande de ensinar uma população a nadar em uma piscina de performance, mas superamos com esse pessoal fazendo essa exibição de tudo que eles aprenderam durante o ano. É um renascimento na natação de Santo André depois da piscina ter ficado muito tempo fechada, por causa de obras e depois durante a pandemia”, celebrou o coordenador do projeto, Ricardo Prado, ex-nadador, medalhista olímpico (prata em Los Angeles – 1984), campeão mundial e pan-americano.
A piscina olímpica do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia foi entregue totalmente reformada pela Prefeitura de Santo André em 2021. O equipamento estava fechado desde 2014. As intervenções passaram pelas partes elétrica e hidráulica, cobertura, aquecimento, revestimento da piscina, reforma dos vestiários, reestruturação completa da sala de máquinas, pintura geral e instalação de iluminação em LED.
O espaço passou a contar com aquecimento a gás automatizado, com complementação solar, tratamento da água em ozônio (evitando ao usuário efeito alérgico) e um sistema de filtragem sustentável, que economiza cerca de 70 mil litros de água por semana e de 30% a 40% de produto químico.