Pinacoteca recebe exposição de Arte Brasileira
Fundação Pró-Memória e Sesc São Caetano apresentam exposição Eu vi uma história - Arte e Narrativa Popular
- Data: 01/10/2015 17:10
- Alterado: 01/10/2015 17:10
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação Pró-Memória
Crédito:
Na próxima quinta-feira (8/10), às 19h, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul e o Sesc São Caetano promoverão a abertura da exposição Eu vi uma história – Arte e Narrativa Popular no Acervo do Sesc de Arte Brasileira, na Pinacoteca Municipal (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255 – Bairro Santa Paula).
A mostra, idealizada pela unidade do Sesc Santos em 2013, é composta por 43 obras pertencentes ao Acervo Sesc de Arte Brasileira, que se dividem entre pinturas, gravuras, esculturas e geringonças de importantes artistas populares brasileiros, como Mestre Molina, J.Borges, entre outros.
Com o objetivo de ampliar a experiência estética e favorecer a formação do público para as artes visuais, o projeto curatorial de Valquíria Prates e Marcela Tiboni incorpora elementos de mediação, como jogos, contações de histórias e oficinas, tanto no próprio espaço expositivo como em ações paralelas. Inspirada em formas e estruturas de organização de narrativas, a mostra pretende estimular leituras, práticas e poéticas de construção de imagens, por meio de conversas e exercícios de escrita criativa.
A intenção é levar o público a explorar algumas das manifestações da arte popular presentes nas narrativas das obras, de forma espontânea ou com a orientação de mediadores, artistas e outros convidados na exposição e nas oficinas que fazem parte dela.
A visitação, livre e gratuita, vai até o dia 30 de janeiro de 2016, e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones 4223-4780 (Pró-Memória) e 4223-8813 (Sesc).
O projeto também conta com uma ambientação com quatro obras do Acervo Sesc de Arte Brasileira, no Sesc São Caetano, além de uma programação paralela com shows de música às sextas-feiras, contação de histórias e oficinas aos sábados para as crianças com a Cia. Sá Totonha. Confira a programação completa no site: http://www.sescsp.org.br/programacao/73846_EU+VI+UMA+HISTORIA#/content=programacao
OBRAS ITALIANAS – No mesmo período, será aberta a exposição Io Itália, self-portrait, na Pinacoteca Municipal, que apresenta obras de 48 artistas italianos e de outras nacionalidades, que têm como suporte papéis artesanais produzidos na cidade italiana de Fabriano.