Pinacoteca de São Caetano abre duas exposições neste mês

Mostra Semiótica dos Afetos com pinturas de Tânia Turcato e Diálogos Sensíveis de Dolores Branco, ficam em exposição até o final de janeiro de 2015

  • Data: 11/11/2014 13:11
  • Alterado: 11/11/2014 13:11
  • Autor: Marília Tiveron
  • Fonte: Fundação Pró-Memória
Pinacoteca de São Caetano abre duas exposições neste mês

Crédito:

Você está em:

Duas grandes artistas plásticas brasileiras ganharão o espaço expositivo da Pinacoteca de São Caetano (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula) a partir do próximo dia 18. Nessa data, às 19h, a Fundação Pró-Memória abrirá as mostras Semiótica dos Afetos – Pinturas de Tânia Turcato e Dolores Branco: Diálogos Sensíveis, que ficarão em cartaz até 31 de janeiro de 2015.

Tânia Turcato nasceu em São Caetano do Sul, em 26 de junho de 1973. A artista sempre buscou reconquistar a leveza e a liberdade de sua infância por meio da arte. Suas obras inserem o observador numa atmosfera alegre e contagiante que reflete a personalidade da artista. Para compor a exposição, Tânia constrói em suas telas uma narrativa poética, na qual personagens de inspiração autobiográfica vivem seus dramas existenciais.

A mostra busca respeitar a narrativa proposta pela artista, de modo a oferecer ao público uma experiência mais intuitiva, por meio de pulsante figuração e explosão cromática. Assim, o observador pode passear seu olhar pelas obras como quem assiste a um filme.

SALA ESPECIAL – Após uma trajetória artística prolífica no Estado do Paraná, Dolores Branco volta à cidade onde viveu por anos, São Caetano do Sul. A exposição, que ocupa a Sala Especial da Pinacoteca, é uma amostragem da diversidade e versatilidade do trabalho de Dolores, em multiplicidade de temas e abordagens, que vão do social ao misticismo simbólico.

Dolores desenvolve trabalhos em técnicas como pintura, linguagens variadas no campo da gravura, principalmente xilogravura, calcogravura e serigrafia, tem domínio no desenho, aquarela, escultura e cerâmica. Muitas vezes amplia os campos de uso dos materiais e das linguagens artísticas, misturando-as em busca de resultados inusitados. Sua capacidade de replicar sentidos é infindável. Mais informações sobre as exposições podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 11/11/2014 01:11
  • Alterado:11/11/2014 13:11
  • Autor: Marília Tiveron
  • Fonte: Fundação Pró-Memória









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados