PF decide trocar chefe no Amazonas que enviou notícia-crime contra Ricardo Salles
O diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, decidiu fazer mais uma troca na chefia das unidades regionais da corporação e tirou Alexandre Saraiva do comado no Amazonas
- Data: 15/04/2021 16:04
- Alterado: 15/04/2021 16:04
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Saraiva é substiru;ido no comando do Amazonas no mesmo dia em que enviou noticia-crime contra Salles ao STF
Crédito:Reprodução
A decisão sobre a troca ocorreu nesta quarta, 14, mesmo dia em que Saraiva enviou STF notícia-crime contra o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles por obstrução de investigação ambiental, organização criminosa e favorecimento de madeireiros. A justificativa é a de que o delegado já havia sido comunicado sobre a mudança.
O delegado Leandro Almada vai substituir Alexandre Saraiva no comando no Amazonas.
Não há definição sobre o novo cargo que Saraiva irá assumir, mas o atual chefe da PF no Amazonas teria sido convidado para ir para uma missão no exterior – e ainda não teria decidido sobre o assunto.
O sucessor de Saraiva, Almada, já atuou como número 2 do atual chefe da PF no Amazonas e já foi responsável pelo grupo de investigações ambientais sensíveis na superintendência.
Saraiva está há quatro anos na chefia da PF da Amazonas e já houve ensaios para sua saída da superintendência. O delegado foi o pivô da primeira crise entre o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro e o presidente Jair Bolsonaro, em 2019.
Na ocasião, após Bolsonaro antecipar a saída do delegado Ricardo Saadi da superintendência da PF no Rio e a corporação indicar que o chefe da unidade fluminense seria Carlos Oliveira para a vaga, Bolsonaro afirmou que ‘ficou sabendo’ que Saraiva, próximo dos filhos do presidente, iria assumir o posto na superintendência.