Petrobras e Instituto SECI em parceria pela Educação de crianças vulneráveis
A parceria também possibilitou o aprimoramento do Projeto Emoções que estimula a autoidentidade com reforço e reflexão de como cada criança se vê no mundo
- Data: 08/12/2022 15:12
- Alterado: 22/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto SECI
Instituto SECI
Crédito:Divulgação
Há cinco meses, a Petrobras e o Instituto SECI iniciaram uma parceira no enfrentamento aos desafios para qualificação da educação básica com o projeto de reforço escolar de alfabetização, letramento e aprimoramento emocional voltado para crianças em vulnerabilidade social.
A concepção do Projeto Educa foi alicerçada em técnicas pedagógicas criativas e inovadoras com foco no pleno desenvolvimento intelectual e socioemocional das crianças. Iniciamos o projeto fazendo a reestruturação da dinâmica de trabalho com os profissionais de educação e preparo para o olhar individualizado, explorando a transversalidade e inteligência emocional com adoção de ferramentas que incentivem o autoconhecimento e aprendizado de convivência e a construção consensual de regras e limites sociais, além da alfabetização.
Em seguida, foram criadas novas salas de aula e contratados novos profissionais que possibilitaram o salto no atendimento de 80 para 200 crianças.
A parceria também possibilitou o aprimoramento do Projeto Emoções que estimula a autoidentidade com reforço e reflexão de como cada criança se vê no mundo. Com novos recursos, o SECI incluiu neste projeto a meditação antes de todas as aulas e, uma vez por semana, aula de movimentos voltados para reconhecimento corporal.
Para focar no trabalho individualizado, entrevistamos as famílias, o que permitiu mapear as crianças e entender melhor as suas dificuldades e histórico de vida que refletem no universo escolar, e, criamos uma rede de comunicação com as escolas da região.
O apoio da Petrobras na constituição das novas estratégias nas aulas do Projeto Educa do Instituto SECI já apresentou resultados surpreendentes de melhor compreensão emocional e concentração que impulsionam a elevação social, mental, psíquica e intelectual de centenas de crianças e jovens vulneráveis que vislumbram novos horizontes a partir da inclusão intelectual e psicossocial.
Para celebrar as novas conquistas o Instituto SECI realizará formatura para 200 crianças do projeto, celebrando a primeira turma beneficiada por este ciclo de cinco meses da parceria, na sexta-feira dia 09 de Dezembro antecedendo o jogo Brasil. O tema do evento será Copa do Mundo e os participantes vão ganhar uma figurinha personalizada, anuário da turma, certificado e uniforme do projeto.