Pesquisadores da Secretaria de Agricultura são premiados na maior feira de aquicultura da América Latina

Palco das principais tendências e inovações do setor, a Aquishow Brasil 2024 acontece de 21 a 23 de maio, com previsão de atrair mais de 10 mil visitantes

  • Data: 22/05/2024 10:05
  • Alterado: 22/05/2024 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Pesquisadores da Secretaria de Agricultura são premiados na maior feira de aquicultura da América Latina

Crédito:Divulgação

Você está em:

A cerimônia de abertura do maior evento de aquicultura da América Latina, a Aquishow Brasil 2024, aconteceu nesta segunda-feira (20/05), no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca (IP-Apta), em São José do Rio Preto, com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai.

Na ocasião, foram anunciados os vencedores dos Prêmio Personalidades Brasileiras da Aquicultura e Prêmio Inovação Aquícola e dois pesquisadores da SAA foram premiados.

O pesquisador e diretor de Inovação Tecnológica do Instituto de Pesca, Marcelo Ricardo de Souza, ficou na terceira colocação do Prêmio Inovação Aquícola, na categoria Academia, pela idealização e coordenação do inovador evento Agrifutura Pescado, um evento que acontece nas principais feiras do setor, visando trazer a inovação para perto da cadeia do pescado, fomentando networking, negócios, inovações, pensamento inovador e o consumo.

Já o pesquisador científico do Instituto de Pesca, Fábio Rosa Sussel, conquistou o segundo lugar na categoria Sustentabilidade, por meio da plataforma FishCode, que visa fomentar o consumo de proteína aquática de forma prática e sustentável. Fábio é zootecnista, possui mestrado em Nutrição de Peixes (Unesp) e doutorado, também em Nutrição de Peixes (USP). É especialista em proteína aquática, com ênfase na produção comercial de lambari, produção de camarão marinho em água salinizada e um apaixonado pela divulgação científica.

O secretário de Agricultura parabenizou os pesquisadores e enalteceu os 55 anos de trabalho realizados pelo IP. Além disso, ressaltou o apoio do governo do Estado ao setor. “Tem produtor aqui que foi beneficiado pelo FEAP que é para o pequeno produtor. Nós abrimos uma linha para piscicultura, com 3% de juros ao ano e dois anos de carência para pagar. Este setor tem muito potencial para ter um crescimento gigantesco”, ressaltou o secretário.

A Aquishow, considerada uma referência no setor, integra todos os segmentos da cadeia produtiva, desde a produção de pescados até o consumo. Reconhecido como o palco principal dos lançamentos das principais tendências e inovações para a Aquicultura Brasileira.

Vale destacar, que nesta edição, o Instituto de Pesca estará com o estande na Arena de Inovação, com diversas ações do Agrifutura Pescado, como palestras e visita técnica à estrutura do auditório no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental (CAPDPC)

Piscicultura Estado de São Paulo

No estado de São Paulo, a produção tilápia foi crescente e os preços este ano foram muito bons para os piscicultores. A tilápia é cada vez mais procurada pelos produtores. Acredita-se que este ano tivemos um grande salto em toneladas produzidas, em relação ao ano anterior.

Peixes nativos: no Estado de São Paulo a produção de peixes nativos está focada em formas jovens, muitas pisciculturas produzem alevinos para venda a pesque pague ou mesmo pequenos produtores rurais, movimentando o setor de insumos. A região do Vale do Ribeira e Vale do Paraíba, possuem algumas propriedades com peixes redondos (pacu, tambaqui e seus híbridos), mais especificamente o híbrido tambacú.

Panga: há uma grande mobilização da Mogiana Paulista em alavancar a produção desta espécie de peixe. Hoje o módulo de produção adotado por eles é 200 ton/hec. Criaram um Arranjo Produtivo Local – APL Panga.

Carpas: o mercado no Estado de São Paulo está voltado para produção ornamental, que movimenta o setor aquícola com insumos e produtos.

Truta: as principais conquistas tecnológicas da truticultura no Estado de São Paulo, realizadas pelo Instituto de Pesca, por meio do Núcleo Regional de Pesquisa em Salmonicultura Dr. Ascânio de Faria, em Campos do Jordão, são o desenvolvimento e a manutenção de truta arco-íris e salmão do Atlântico de linhagens distintas, que atuam como germoplasma para o cultivo de peixes salmonídeos nos estados em que é realizado o cultivo (SP, MG, RJ, PR, SC, RS e ES).

Aquishow Brasil

Em sua 13ª edição, a feira planeja reunir em 2024, 105 marcas expositoras e mais de 10 mil visitantes qualificados em uma área de 6000 m². Segundo os organizadores, no ano passado, mais de R$ 160 milhões foram gerados durante os três dias de atividades. A Aquishow Brasil é realizada pela PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União). A coorganização é do Ministério da Pesca e Aquicultura, do Instituto de Pesca (IP-Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e da prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Compartilhar:

  • Data: 22/05/2024 10:05
  • Alterado:22/05/2024 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados