‘Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André’ recebe prêmio internacional
Recursos de US$ 9,3 mil serão utilizados em melhorias, compra de acervos e programação cultural
- Data: 25/07/2018 12:07
- Alterado: 25/07/2018 12:07
- Autor: Daniela Mian
- Fonte: Secom PSA
Crédito:Ricardo Trida/PSA
A ‘Rede de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André’ tem apenas oito meses e já recebeu reconhecimento internacional. O projeto foi contemplado no prêmio ‘6º Concurso de Ajudas 2018’, do Programa Latino-Americano de Bibliotecas Públicas (IberBibliotecas), vinculado ao Cerlalc/Unesco, com o valor de US$ 9.364,00.
Das 11 instituições contempladas com o prêmio, apenas três são brasileiras, dentre os 152 projetos inscritos de oito países. O valor será integralmente investido no programa que vem sendo desenvolvido em parceria com a SP Leituras, a Fundação Santo André e a Rede de Bibliotecas da Secretaria de Cultura de Santo André desde 2017.
O projeto inscrito pela SP Leituras integra as ações do programa Praler – Prazeres da Leitura que a SP Leituras coordena para a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e prevê a implantação, fortalecimento e integração de oito pequenas Bibliotecas Vivas nos bairros Cata Preta e Sacadura Cabral, em Santo André.
A rede em construção é composta por duas bibliotecas públicas municipais, duas escolares e quatro comunitárias e o recurso será destinado à estruturação institucional da rede, compra de acervo e programação cultural aberta às comunidades.
Os endereços das Pequenas Bibliotecas Vivas são: Biblioteca Viva Cata Preta (Estrada da Cata Preta, 810 – Vila João Ramalho), Pequena Biblioteca Viva Sacadura Cabral (Avenida Prestes Maia, 3500, Box 17) e Pequena Biblioteca Viva “Semear” (Rua dos Ventos, 44, Cata Preta).