Pedal Outubro Rosa em Ribeirão Pires é adiado para domingo (27)
Nessa quarta-feira, dia 23, todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família sediarão o “Pink Day”
- Data: 22/10/2019 10:10
- Alterado: 22/10/2019 10:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:
Devido às chuvas que atingiram a cidade de Ribeirão Pires no último final de semana, o Pedal Outubro Rosa, que conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, foi adiado para o próximo domingo, dia 27. A largada do pedal acontecerá às 8h, no Complexo Ayrton Senna, localizado na Av. Pref. Valdírio Prisco, 193 – Jd Itacolomy.
O evento terá percurso de aproximadamente 40km, e passará pela Av. Kaethe Richers, Rodovia Deputado Antônio Adib Chammas, até Paranapiacaba. O Pedal Outubro Rosa será aberto ao público e contará com sorteios de brindes para as mulheres presentes. A pedalada não será permitida apenas para crianças, por conta das dificuldades do percurso.
O Pedal Outubro Rosa tem como objetivo ajudar na divulgação da campanha de conscientização Outubro Rosa, que alerta as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. O evento foca também no incentivo da prática de esportes.
Ribeirão Pires terá Pink Day nas Unidades de Saúde nessa quarta (23/10)
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires está promovendo atividades especiais durante o Outubro Rosa. Nessa quarta-feira, dia 23, todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família sediarão o “Pink Day”, que reforçará exames preventivos e as orientações para as moradoras da cidade.
Das 8h às 17h, serão realizadas palestras gratuitas de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, entre outras doenças; controle de glicemia e pressão arterial; coleta do papanicolau; testes rápidos de HIV e sífilis; emissão do Cartão SUS; atualização da carteirinha de vacinação; eletrocardiograma; entre outros
Até o final do mês, profissionais da Secretaria de Saúde promovem ações de conscientização gratuitas, além de mutirões de exames – mamografia e transvaginal, e o reforço da divulgação dos serviços disponíveis de forma permanente na rede municipal.
No Hospital e Maternidade São Lucas, unidade da Prefeitura que abriga o Centro de Referência da Mulher, a Secretaria de Saúde realiza durante o Outubro Rosa, aos sábados, mutirão de exames de mamografia. Estão sendo distribuídas 20 senhas por dia de ação, às 8h. Não é necessário agendamento – basta levar pedido médico do exame devidamente preenchido e o RG da paciente.
No dia 6 de outubro, a Prefeitura promoveu, no São Lucas, mutirão de transvaginal. Foram agendados 70 exames de pacientes que aguardavam a realização do procedimento. No próximo dia 27, outros 70 agendamentos serão atendidos.
Nas Unidades da Atenção Básica, os profissionais reforçaram as orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Às sextas-feiras, as equipes podem trajar peças de roupa cor-de-rosa, para chamar a atenção para a campanha.
No dia 4 de outubro, cerca de 500 pessoas participaram da “Caminhada contra o Câncer, pela Vida”, promovida pela ETEC Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, com o apoio da Prefeitura e do Fundo Social da cidade.
Pontos turísticos iluminados – Pontos da Estância Turística de Ribeirão Pires ganharam na última semana iluminação especial nas cores da campanha Outubro Rosa. As luzes foram colocadas nos Mirantes Santo Antônio e São José; Jardim Japonês; relógio do Centro de Exposições e História; e letreiro turístico da cidade por alunos do curso de Eletricista Instalador – promovido gratuitamente por meio de parceria entre Prefeitura, SENAI e Fundo Social.
A campanha do Outubro Rosa chama a atenção da população para a importância da realização de consultas e exames preventivos ao câncer de mama.
A rede municipal de Ribeirão Pires conta, desde o início desse ano, com mamógrafo próprio, no Hospital e Maternidade São Lucas. O equipamento já realizou mais de 1200 exames gratuitamente. Na unidade, que abriga o Centro de Referência à Saúde da Mulher, também são realizados outros exames e procedimentos ginecológicos gratuitamente às moradoras.