Passageiros do Terminal São Mateus poderão realizar testes de HIV em casa
Ação em parceria com o CRT DST/Aids-SP terá distribuição de preservativos e também vai orientar sobre doenças sexualmente transmissíveis
- Data: 07/07/2021 13:07
- Alterado: 07/07/2021 13:07
- Autor: Redação
- Fonte: EMTU/SP
imagem ilustrativa
Crédito:Agência Brasil
Quem passar pelo Terminal Metropolitano São Mateus na próxima quinta-feira (8) poderá retirar um kit de autoteste de HIV e realizá-lo com privacidade em sua residência. A ação é uma parceria da EMTU com o Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids da Secretaria Estadual da Saúde.
A distribuição dos kits tem como objetivo diagnosticar um maior número de pessoas e possibilitar mais autonomia nos cuidados com a saúde. A vantagem do autoteste é que a presença do agente não é necessária, o que agiliza o procedimento. Ao todo, serão distribuídos 700 autotestes, realizados com amostra de fluido oral e de forma gratuita.
Caso o teste dê reagente ou positivo, recomenda-se a ida imediata a um posto de saúde para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento contra a doença. Pessoas sexualmente ativas devem realizar regularmente testes para detectar o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Quanto mais cedo o início do tratamento, menor a possibilidade de desenvolver a Aids.
Além da distribuição dos testes, agentes do CRT orientarão os passageiros sobre a importância do uso de preservativo na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Serão distribuídos 5 mil preservativos masculinos e 2 mil femininos, além de gel lubrificante.
De acordo com dados divulgados pelo Boletim Epidemiológico HIV/Aids do Ministério da Saúde (MS), em dezembro de 2020, foram diagnosticados 41.909 novos casos de HIV e 37.308 casos de Aids no Brasil.
Serviço
Ação: Testes para HIV
Local: Terminal Metropolitano São Mateus
Data: 08/07 (quinta-feira)
Horário: 10h às 14h
Endereço: Avenida Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo – SP