Palco Giratório e Sonora Brasil celebram 25 anos de circulação pelo país
Promovidos pelo Sesc, projetos vão percorrer 24 estados e o Distrito Federal levando música, teatro, dança e circo para o público
- Data: 24/04/2023 18:04
- Alterado: 24/04/2023 18:04
- Autor: Redação
- Fonte: SESC
Palco Giratório e Sonora Brasil celebram 25 anos de circulação pelo país
Crédito:Divulgação
Nessa quarta-feira, 26 de abril, o Sesc dá início às celebrações dos 25 anos dos dois maiores projetos de circulação cultural do país. O lançamento da edição de 2023 do Palco Giratório e do Sonora Brasil será realizada no Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro. O evento marca a retomada dos circuitos presenciais, com apresentações programadas até novembro em 24 estados e no Distrito Federal.
O Palco Giratório é um projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, que intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. O Sonora Brasil desenvolve programações musicais com temáticas relacionadas à cultura brasileira, dentro de uma proposta de valorização, preservação e difusão do patrimônio cultural em seu amplo espectro.
“Mais do que projetos de circulação de grupos artísticos, Palco Giratório e Sonora Brasil promovem o intercâmbio de modos de fazer, criar e pensar, explorando a diversidade das manifestações culturais brasileiras e lançando luz sobre temas de relevância para a sociedade. São itinerâncias que aproximam os artistas do público em um enriquecimento mútuo, proporcionando o registro e a memória da cultura brasileira”, disse a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha.
Na edição deste ano, o Palco Giratório vai rodar o país com 15 espetáculos de circo, dança e teatro que refletem demandas de nosso tempo histórico, como as cenas negras, o teatro realizado por mulheres, a contínua reinvenção da tradição, o anseio por espaços de partilha com públicos de variados gêneros, faixas etárias e classes sociais entre muitas outras temáticas. Serão 238 apresentações e 129 atividades formativas, contemplando 73 cidades e empregando diretamente 464 artistas, pesquisadores e produtores culturais. A primeira apresentação do circuito será o espetáculo Cartas para Mercedesssssss, no dia 27 de abril, no Sesc Copacabana, como parte do evento de lançamento. Composta por dança, artes plásticas e apresentação sonora, a obra da Cia Étnica de Dança (RJ) é um espetáculo de vanguarda com temáticas afro-punk-rock-tambor.
O Sonora Brasil 2023 circulará com o tema Culturas bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas, que destaca a contribuição dos povos de línguas bantu na música brasileira. A programação traz a presença da ancestralidade negra na cultura e identidade brasileira, aprofundando a discussão da influência das culturas de matriz africana no país. Serão 30 grupos artísticos e de tradição, em mostras realizadas em 52 cidades. Também estão previstos para este ano a realização da Mostra Nacional Sonora Brasil, com lançamentos de produtos audiovisuais, catálogo e material educativo. O público presente ao evento de lançamento poderá conferir uma mostra do circuito com os cantores e compositores Marquinhos de Oswaldo Cruz e Nina Rosa, que apresentarão o show Batuques do Rio.
História
O Palco Giratório foi lançado em 1998 e, desde então, trouxe 380 grupos artísticos, oriundos de todas as regiões brasileiras, em mais de 10.000 apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores em suas turnês pelo Brasil. No mesmo período, o Sonora Brasil, percorreu 210 cidades brasileiras, com 6.500 apresentações, além de produzir 16 documentários e quatro álbuns.
Veja abaixo a lista de espetáculos do Palco Giratório deste ano:
Cartas para Mercedesssssss (RJ)
Imal?` Inú Ìyágbà (SP)
Preta Mina – O fim do silêncio, o eco do incômodo (RS)
Cuidado com Neguin (RJ)
Provisoriamente não cantaremos o amor (SC)
Vikings e o Reino Saqueado (PR)
A invenção do Nordeste (RN)
Clássicos de Palhaço (PI)
E.L.A. (CE)
Narrativas Encontradas Numa Garrafa Pet (PE)
Iracema (CE)
Luna de Miel (TO)
Adeus de Maria (MT)
Senhora P (DF)
Ninho (TO)
Veja abaixo os artistas participantes do Sonora Brasil 2023:
Tiganá Santana (BA)
Marissol Mwaba e François Muleka (SC)
Jorge Dissonância e Pedro Mendonça (SE)
Nega Lú (MT)
André Jamaica, Nina Rosa, Paulino Dias, Nego Álvaro, Thiago Kobe, Lúcio Rodrigues e Leonardo Pereira (RJ)
Ticumbi de Conceição da Barra (ES)
Primeiro Terno de Nossa Senhora do Rosário de Montes Claros (MG)
AFATABE- Associação dos Filhos e Amigos do Ashé Tatá Bokùlê (RR)
Jongo do Quilombo do Campinho (RJ)