Operação Ponto Seguro previne criminalidade nos bairros de Mauá
Equipes da Guarda Civil Municipal realizam rondas específicas nos pontos de ônibus em horários nos quais as pessoas saem para trabalhar
- Data: 22/06/2016 17:06
- Alterado: 16/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Donisete Braga acompanhou a ação
Crédito:Rodrigo Zerneri/PMM
Desde o início do ano, está em prática em Mauá a Operação Ponto Seguro, realizada pelas equipes da Guarda Civil Municipal durante a madrugada para prevenir a ação de bandidos que assaltam pessoas a caminho do trabalho.
Durante a ação, quatro veículos das Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) e dez motos das Rondas Ostensivas Táticas Municipais (ROTAM) percorrem os principais corredores e pontos de ônibus.
O prefeito do município, Donisete Braga, acompanhou a operação na madrugada desta quarta-feira (22), passando por bairros como Nova Mauá, Zaíra e Jardim Feital. “Nossas equipes têm realizado um consistente trabalho para auxiliar na diminuição dos índices de criminalidade da nossa cidade. Essa operação confere mais segurança ao cidadão”, disse.
A Operação Ponto Seguro acontece periodicamente durante as madrugadas. As equipes que vão às ruas reúnem-se antes de cada saída para planejar um trajeto diferente, sempre priorizando os pontos identificados com registro de boletim de ocorrência.
“As viaturas percorrem esses pontos conversando com a população, buscando aprimorar cada vez mais as abordagens, trazendo mais tranquilidade aos trabalhadores e inquietação aos bandidos”, considera o secretário de Segurança Pública, Denilson Martins. Para o secretário, é fundamental que as pessoas registrem boletim de ocorrência, que muitas vezes pode ser feito pela internet, no site www.ssp.sp.gov.br. Os boletins geram estatísticas que norteiam o planejamento das ações preventivas e ostensivas da Guarda e das polícias Civil e Militar.
MAIS DADOS – Mauá tem conseguido a redução de indicadores criminais por quatro anos consecutivos. Os indicadores caíram de 64 homicídios, em 2012, para 53 em 2013; 46 em 2014; e 18 em 2015.
A Prefeitura de Mauá tem promovido ações para inibir as condutas criminais relacionadas aos pancadões e bailes funk em diversas localidades do município, com a chegada antecipada das viaturas nos locais em que seriam realizados estes eventos e com a fiscalização de estabelecimentos para verificar se funcionam de acordo com a lei.
A Guarda registrou a queda de 50% nas solicitações de munícipes quanto à perturbação de sossego em decorrência destes eventos, a partir de ações preventivas e integradas, envolvendo GCM, Polícias Militar e Civil e vários setores da Prefeitura.
CONCURSO – Foi realizado em maio de 2016 concurso público para a contratação de novos GCMs para Mauá.
Inscreveram-se para a prova objetiva 692 candidatos, 588 homens e 104 mulheres. Foram convocados para o Teste de Aptidão Física, realizado no último dia 12, 101 candidatos considerados habilitados, sendo 85 homens e 16 mulheres, que virão a preencher, em um primeiro momento, 50 vagas para Guarda Civil Municipal 2ª Classe, sendo 35 homens e 15 mulheres.