Operação Energia Legal identifica 176 irregularidades na medição de energia na Zona Oeste
Foram realizados dois registros de ocorrências e duas prisões em parceria com a Polícia Civil
- Data: 03/05/2022 14:05
- Alterado: 17/08/2023 04:08
- Autor: Redação
- Fonte: Enel Distribuição São Paulo
Distribuidora também realizou atendimentos comerciais
Crédito:Divulgação
A 1ª edição da operação Energia Legal, realizada pela Enel Distribuição São Paulo em conjunto com a Polícia Civil na semana passada, no bairro do Rio Pequeno, zona Oeste da capital, identificou 176 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residenciais. Duas pessoas foram presas em flagrante.
“O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa, em conjunto com a Polícia Civil, gera resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, assim como os bons resultados operacionais, proporcionam benefícios para a companhia e para os clientes”, afirma Ricardo Martins, responsável por Ações de Combate às Perdas da Enel SP.
Furto de energia é crime
A distribuidora alerta que fraudes e furtos são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a oito anos de detenção. Cometem crime tanto as pessoas que executam fisicamente a fraude nas instalações quanto os titulares das contas de energia. A prática também contribui para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas tarifas uma parte das chamadas “perdas comerciais”, como são denominados tecnicamente os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico. Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização dos clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.
Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais. A companhia reforça que os clientes também têm um papel importante no combate ao furto de energia. Qualquer consumidor pode fazer denúncias anônimas, sem a necessidade de se identificar, pelos canais de atendimento:, por meio do site.
Durante quatro dias, os clientes da concessionária puderam também solicitar vários serviços, como segunda via de conta, troca de titularidade e parcelamentos de dívidas, por meio de uma unidade móvel de atendimento da distribuidora instalada no CEU Butantã, com o objetivo de facilitar o acesso dos consumidores sem a necessidade de se deslocar até uma loja de atendimento. Ao todo, foram realizados 306 atendimentos comerciais.
Consumo consciente de energia
Ao longo da ação, técnicos de Segurança e agentes de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo também disponibilizaram dicas de segurança com a rede elétrica e de consumo consciente de energia para mais de 720 pessoas por meio de palestras educativas, realizaram a troca de 1829 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por outras de modelo LED, mais eficientes e econômicas, além do cadastro e diagnóstico energético de mais de 500 clientes para troca de geladeiras. A iniciativa também ofereceu informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional.