Onde devo anunciar? Google ou Instagram?

Recebo esta pergunta em minhas redes sociais, nos cursos online e mentorias. Você precisa entender que não tem uma receita, mas também não é difícil descobrir como aplicar em seu negócio

  • Data: 22/11/2022 08:11
  • Alterado: 22/11/2022 08:11
  • Autor: Lucas Carvalho
  • Fonte: Lucas Carvalho
Onde devo anunciar? Google ou Instagram?

Side view shot of a man's hands using smart phone in interior, rear view of business man hands busy using cell phone at office desk, young male student texting on phone sitting at wooden table

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O primeiro ponto que você precisa entender é que existe uma jornada de compra do cliente e que essa jornada tem infinitas variáveis que vai depender, não só do seu tipo de negócio, mas também do momento de compra do cliente.

O segundo ponto é entender como funciona cada plataforma, como ela entrega, como o usuário reage e os resultados que ela pode proporcionar.

E por fim, o terceiro ponto é entender o funil de comunicação dentro desta jornada de compra.

Em resumo, do resumo, eu considero o seguinte:
Se o seu produto é de uso comum o cliente vai procurar no Google Pesquisa, entenda que aqui é sua empresa sendo passiva, o cliente que te procurou. 

Agora, se o seu produto tem algum tipo de inovação ou é uma compra por impulso, você basicamente só conseguirá mostrar isso através de Redes Sociais ou do Youtube de forma mais ativa através de diálogos.

Agora, não tão resumido e explicando um pouco mais de forma profunda. Começando com o entendimento das plataformas:

No Google, você tem 3 formas básicas de anunciar, sendo: Google Pesquisa, onde você compra as palavras chaves, Google Display, onde você coloca seus banners em vários sites da internet e também no Youtube, que também é uma plataforma do Google.

Por outro lado, você tem o Meta (Facebook e Instagram) que se assemelha ao papel do Google Display, como se fossem banners e vídeos de Reels que se assemelham ao Youtube.

Aí você me diz: “Mas, Lucas, os posts do Instagram e Facebook são bem diferentes dos banners do Google Display?”

E eu vou te dizer que “Sim”, por ter os textos das legendas dos posts e poderem ser mais ‘cara’ de conteúdo, já os banners do Google são mais objetivos comercialmente, por isso que eu disse que se assemelha.

Vou detalhar agora um pouco mais, já utilizando a jornada de compra e o funil de comunicação que citei anteriormente.

VAMOS DE EXEMPLOS:
Seu produto é de uso comum como “necessidade básica” seja para pessoas ou para empresas?

Então seu cliente pode começar uma jornada como indo no Google e pesquisar por: escritório de contabilidade, comprar apartamento em Moema, pesquisar por nutricionista perto de mim, pesquisar por comprar Tenis Nike de Basquete número 42, comprar cesta de café da manhã, etc.

Isso é o que tenho falado nos meus treinamentos e consultorias, neste caso o cliente já está em estado de compra, observe que este cliente vai pra vários sites ou endereços físicos que ele encontrar no Google.

Agora, se a sua empresa é um destes segmentos e já anunciava no Meta (Instagram e Facebook) você fez um trabalho de marca com este cliente e ele certamente pode procurar no Google por outras opções, mas você estará entre as principais em sua jornada de compra, pois você fez um trabalho de marca com este cliente.

Outro exemplo é, se ele pesquisar no Google, através de comportamentos que você colocar no Meta, ele começará apresentar os seus anúncios para esses clientes. O mesmo acontecerá com os anúncios do Google Display e do YouTube que também impactarão o seu cliente ativamente em público Frio ou em Remarketing.

“Certo, mas Lucas, qual é o melhor?”
Não tem melhor ou pior, entenda seu produto, seu cliente e o momento de compra dele, entenda se você quer ser mais ativo ou passivo e faça testes nas 2 plataformas.

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SOBRE O AUTOR
Lucas Carvalho é Publicitário com especialização na ESPM (SP), 40 anos e pai do Bernardo (8) e Mariah (5).
Profissional de Marketing, com foco em Inovação de Produto, Projetos e Estratégias Comerciais com atuação prática e estratégica em Marketing Digital para os canais ON e OFF.

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  • Data: 22/11/2022 08:11
  • Alterado:22/11/2022 08:11
  • Autor: Lucas Carvalho
  • Fonte: Lucas Carvalho









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