Oficinas de Informática recebe inscrições
Centro Digital de São Caetano abre inscrições para oficinas de março e abril
- Data: 14/02/2014 15:02
- Alterado: 14/02/2014 15:02
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
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O Centro Digital de São Caetano do Sul está com inscrições abertas para as oficinas dos meses de março e abril – os cursos para estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas sancaetanenses, públicas e particulares, e também para adultos, munícipes ou comerciantes da cidade, agora terão dois meses de duração. Apenas as atividades para as crianças do Grupo 5 da Educação Infantil seguem com duração de um mês.
Os interessados devem se inscrever diretamente na secretaria do Centro Digital (Avenida Goiás, 950, no Bairro Santa Paula), de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas – as vagas são limitadas. Quando o aluno for menor de idade, deverá a inscrição deve ser feita pelos pais ou responsáveis. É necessário apresentar o RG original do responsável e cópia de comprovante de residência recente – pode ser conta de água, luz, telefone ou carta bancária. Outras informações podem ser obtidas na fanpage da unidade de ensino no Facebook (www.facebook.com/centrodigitalscs) ou pelo telefone 4226-2245.
Confira abaixo as descrições e horários das oficinas:
Educação Infantil (Grupo 5)
O MUNDO DAS LETRAS E NÚMEROS
Proporcionar a construção do conhecimento matemático e da linguagem oral e escrita, utilizando a tecnologia como ferramenta e assim, de forma lúdica e prazerosa, reforçar o conhecimento adquirido pelas crianças.
INICIAÇÃO À ROBÓTICA – Níveis I e II
Nesta oficina, as crianças vão descobrir, recuperar e fortalecer o seu potencial criativo, ou seja, revelar o tesouro que está escondido dentro de cada uma delas, por meio do aprender fazendo, desenvolver competências e habilidades, levando-as a compreender melhor o mundo e o funcionamento das coisas, por meio da criação e da montagem de mecanismos, utilizando-se de um kit de peças Lego.
INICIAÇÃO À ANIMAÇÃO STOPMOTION
Nesta oficina, por meio de uma sequência de fotografias, os alunos irão criar um desenho animado com seus desenhos feitos em uma lousa branca e/ou criações de cenários e personagens com peças Lego. Este projeto visa despertar o interesse dos alunos pela pesquisa, por produções de textos, pela leitura e pela informática educativa, além de proporcionar uma aula dinâmica e criativa.
Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO STOPMOTION COM MASSA DE MODELAR, TRAÇOS E LEGO
Aqui os alunos irão construir suas próprias histórias, brincando de criar cenas, confeccionando o cenário e os personagens com massinha de modelar, peças Lego e desenhos em uma lousa branca. Este projeto visa despertar o interesse dos alunos pela pesquisa, por produções de textos, pela leitura e pela informática educativa, além de proporcionar uma aula dinâmica e criativa.
ROBÓTICA – (1º e 2º ano)
Nesta oficina as crianças vão descobrir, recuperar e fortalecer o seu potencial criativo, ou seja, revelar o tesouro que está escondido dentro de cada uma delas, por meio do aprender fazendo, desenvolver competências e habilidades, levando-as a compreender melhor o mundo e como as coisas funcionam, mediante a criação e a montagem de mecanismos, utilizando-se de um kit de peças Lego.
ROBÓTICA – (3º ao 5º ano)
A oficina de Robótica Educacional tem como proposta trabalhar com atividades que desenvolvam o raciocínio lógico, buscando propiciar momentos de criação, inventividade e autoria. As atividades são baseadas nas revistas da Lego Zoom, com as quais os alunos irão aprender os conceitos de mecanismos simples, como engrenagens, polias e motor.
Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
FAZENDO ARTE COM LIXO ELETRÔNICO
Nesta oficina, os alunos aprenderão a importância do descarte correto do lixo eletrônico e da reutilização de materiais. Terão a oportunidade de ver como são construídos os equipamentos eletrônicos, poderão abri-los e desmontá-los, tendo assim uma noção do manuseio de ferramentas como chaves de fenda, alicates, entre outras. Além disso, desenvolverão a criatividade ao criar obras de arte com as peças reutilizadas do material descartado.
REFORÇO MATEMÁTICO
Para retomar e aprimorar alguns conceitos importantes da Matemática no Ensino Fundamental, apresentaremos desafios que relacionam a Geometria, a Aritmética e a Álgebra por meio de curiosidades, jogos e problemas lógicos. Com isso, os participantes da oficina irão incrementar seu embasamento teórico esclarecer suas dúvidas para enfrentar os problemas propostos em seu cotidiano escolar.
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO STOPMOTION COM MASSA DE MODELAR, TRAÇOS E LEGO
Nesta oficina, por meio de uma sequência de fotografias, os alunos irão criar um desenho animado com seus desenhos feitos em uma lousa branca e/ou criações de cenários e personagens com peças Lego. Este projeto visa despertar o interesse dos alunos pela pesquisa, por produções de textos, pela leitura e pela informática educativa, além de proporcionar uma aula dinâmica e criativa.
ROBÓTICA
A oficina de Robótica Educacional tem como proposta trabalhar com atividades que desenvolvam o raciocínio lógico, buscando propiciar momentos de criação, inventividade e autoria. As atividades são baseadas nas revistas da Lego Zoom, com as quais os alunos irão aprender os conceitos de mecanismos, como engrenagens, polias e motor.
A cada novo robô montado, será feita a sua programação utilizando os diferentes recursos disponíveis nos softwares RoboMind e RoboLab. Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, os softwares são ideais para dar noções de programação, além de promover o aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais.
Ensino Médio e munícipes de São Caetano
TRATAMENTO DE IMAGENS
A oficina tem por finalidade apresentar aos alunos noções básicas de edição de imagem com uso de software livre Gimp. Os alunos irão aprender quais são os recursos e as ferramentas necessários para compor um excelente trabalho de edição de imagem, visando compreender todo o processo de produção que vai desde a correção, o retoque, a criação de efeitos, as montagens e o preparo para impressão até o tratamento de pele, entre outras ações.
APRENDENDO A NAVEGAR NA INTERNET
Esta oficina é voltada para aqueles que têm pouco ou nenhum conhecimento de informática e desejam aprender a acessar a internet para diversos fins. O aluno aprenderá a fazer pesquisas, ler notícias on-line, conhecer as redes sociais e ter acesso à vasta quantidade de informações que a internet pode proporcionar.
JOGOS E ATIVIDADES PARA A MELHOR IDADE
Manter a cabeça ativa é uma estratégia para evitar a perda de memória e minimizar ou adiar o aparecimento de doenças. Pesquisas foram realizadas para comprovar os benefícios dos jogos e leitura. Assim, nossa oficina é para que você possa estimular o cérebro e se divertir ao mesmo tempo.
NOÇÕES PARA EDIÇÃO DE TEXTO WORD BÁSICO
Vá além dos textos básicos e aprenda a criar textos com estilo, índices e diagramação. Esta oficina te leva a um novo patamar de utilização do Word. Aprenda a organizar e hierarquizar textos, incluir imagens e ilustrações, criar temas e criar índices.
PLANILHA DE CÁLCULO EXCEL BÁSICO
Esta oficina destina-se a todos aqueles que pretendem iniciar o aprendizado da ferramenta Excel. No decorrer das aulas você vai dominar os fundamentos da ferramenta e se tornará produtivo, aprendendo o melhor caminho para se chegar a um resultado. Você irá entender o uso de tabelas no Excel e aprenderá a criar planilhas e gráficos.
MODELAGEM POLIGONAL BLENDER 3D
Esta oficina desenvolve o raciocínio espacial utilizando-se das ferramentas básicas de modelagem poligonal do Blender para criar objetos em 3D. Blender fornece um amplo conjunto de recursos de modelagem, texturização, iluminação, animação e pós-processamento de vídeo e desenvolvimento de jogos 3D, integrando todas essas funcionalidades em um único software.