Oficina gratuita no Museu Barão de Mauá aborda conservação de acervos
Evento integra plano de estudos para elaborar o projeto de restauro do espaço
- Data: 16/03/2023 17:03
- Alterado: 16/03/2023 17:03
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:Evandro Oliveira/PMM
Será realizada nesta sexta e sábado (17 e 18/03), no Museu Barão de Mauá, a oficina “Conservação Preventiva e Acervo Museológico”. A atividade é voltada a profissionais de museus, bibliotecas e arquivos, estudantes do ensino superior e demais interessados. Estão disponíveis 20 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo
O evento integra um plano de estudos que tem o objetivo de elaborar um projeto de restauro do casarão, construído no século 18 e considerado importante exemplar de Casa Bandeirista, tanto pelo esquema de planta adotado – de origem renascentista – quanto pela técnica de construção empregada, denominada taipa de pilão. O prédio foi erguido com terra argilosa socada entre pranchões de madeira, proporcionando paredes de até 60 centímetros de espessura.
A oficina compõe projeto, apoiado pela Prefeitura, e contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Engenho Cultural e Largo Arquitetura.
Na sexta, a oficina será das 9h às 12h e das 13h às 17h e terá como tema “Teoria: Conservação Preventiva de Acervos”. No sábado, a atividade será realizada das 9h às 13h, com o tema: “Prática: Conservação, Materiais e Higienização de Acervos”. A proposta é apresentar, baseada em rica bibliografia e experiências do campo prático, os cuidados técnicos que envolvem a ampla cadeia operatória da conservação preventiva.
O endereço do Museu Barão de Mauá é Rua Getúlio Vargas, 276, Vila Guarani.