Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe exposições que atualizam a Semana de 22
Obras colocam o modernismo brasileiro para dialogar com temas atuais, como o meio ambiente e a pandemia da Covid-19
- Data: 22/02/2022 09:02
- Alterado: 17/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe exposições que atualizam a Semana de Arte Moderna
Crédito:Iara Jamra
A partir de fevereiro a Oficina Cultural Oswald de Andrade, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, recebe exposições que trazem para a realidade de hoje as discussões da Semana de Arte Moderna de 1922, um dos marcos do Movimento Modernista no Brasil. As visitações são gratuitas.
Na exposição Parque 22, a artista plástica Iara Jamra reúne pinturas, esboços e rascunhos que buscam refletir o mundo em 2022: personagens ocultos, sem rostos, sem olhares, inexpressivos e atônitos, diante de uma pandemia avassaladora. O tempo se mistura, e nos remete a Semana de Arte Moderna de 1922, como num parque de memórias.
Com pequenas intervenções nos retratos dos artistas e em suas obras, a exposição Parque 22 se mistura também, e nos faz pensar, imaginar e refletir. Formando assim, um conjunto atemporal — Parque 22. A exposição pode ser visitada até 30 de abril.
Outra exposição em destaque na Oficina Cultural Oswald de Andrade é Meditações 22, que tem curadoria de Ângela Barbour, idealização de Altina Felício e a participação de 22 artistas convidados a pensar a questão da Água, o Rio Tietê, inspirados no texto de Mário de Andrade, “A Meditação sobre o Rio Tietê”, e refletir sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna em 1922. As obras ficarão expostas até 15 de março.
Por meio deste projeto, os visitantes não vão somente revisitar a Semana de Arte Moderna de 1922, mas criar com ela e seus participantes um vínculo de sobrevivência, o que nos falta resgatar, como evoluímos, como podemos prosseguir, em relação à Arte, nossa autonomia e nossas terras.
Já a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano recebe o “Projeto Expográfico” de Luis Guimarães, que traz uma Releitura Contemporânea da Semana de 22. As obras apresentadas trazem técnicas de pintura, assemblage, marcenaria e escultura em metal. Dentre as referências a Tarsila do Amaral, ilustração do Poema de Manuel Bandeira declamado na ocasião, o projeto ainda apresenta retratos de Oswald de Andrade, Di Cavalcanti e Mário de Andrade produzidos à mão, que chegam a grande proporção de 2,20mt.
As obras ficam expostas até 11 de março, podendo ser visitadas de segunda a sexta, das 11h às 17h, e aos sábados, das 10h às 13h.
É obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19, com duas doses, para acessar os espaços das Oficinas Culturais. Em razão do avanço da pandemia, algumas atividades podem ser alteradas ou canceladas. Antes de ir, entre em contato com a Oficina Cultural.
SERVIÇO:
OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
EXPOSIÇÃO: PARQUE 22
Artista: Iara Jamra
Cenografia: Murillo Carraro
Até 30/4 | De segunda a sexta, das 11h às 20h; e aos sábados das 11h às 16h.
Público: Interessados em geral
Indicação: Atividade Livre
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
EXPOSIÇÃO: MEDITAÇÕES 22
Coordenação: Ângela Barbour | Idealização: Altina Felício
Até 15/03 | De segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Aos sábados das 11h às 16h.
Atividade livre.
Artistas participantes: Altina Felício, André Érnica, Andréa Barbour, Ângela Barbour, Cildo de Oliveira, Eliana Anghinah , Evandro Carlos Jardim, Hugo Fortes, João Manccini, Lourdes Sakotami, Lucas Schlosinski, Lygia Eluf, Maura Takemiya, Mônica Rubinho, Nori Figueiredo, Paulo Pt Barreto, Pitiu Bomfin, Raquel Cintra Fayad, Regina Carmona, Ruth Kelson, Sidnei Philocreon de Mendonça e Sissi Fonseca.
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO
A CONTEMPORANEIDADE DA SEMANA DE 22: PROJETO EXPOGRÁFICO DE RELEITURA
Coordenação: Luis Guimarães.
Até 11/3 – De segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, e sábados, das 10h às 13h
Atividade livre.
Local: Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – Rua Joaquim Pimentel, 200 – Brasilândia – São Paulo/SP