O folk toma conta das noites de quinta-feira no Sesc Santo André
Todas as quintas-feiras, às 20h, o Sesc Santo André realiza, dentro do projeto Quintas Musicais, shows gratuitos dos mais variados gêneros e formatos
- Data: 26/05/2023 15:05
- Alterado: 26/05/2023 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc Santo André
Still Folk
Crédito:Anderson Silva
No mês de junho, os microfones do Sesc Santo André irão amplificar o folk, gênero que surgiu nos Estados Unidos no início da década de 1950, época de grandes revoluções culturais e sociais. Composto por letras que narram acontecimentos do dia a dia, abordam temas como amor, política e sociedade, o folk se tornou ao longo do tempo, um dos mais populares e influentes gêneros musicais da história.
Iniciando a programação, respectivamente, apresentam-se Still Folk (1/6), com um repertório inspirado nos sucessos tocados no Woodstock. Em seguida, o compositor e poeta Anderson Oliveira (15/6), manifesta no palco sua personalidade “cantador de música, e contador de histórias”. Jonavo (22/6) apresenta grandes sucessos da música brasileira e composições do seu estimado disco “Casulo”, que o deixaram conhecido dentro do gênero. Fechando as apresentações, Trouble and the New Brazilians (29/6) tomam conta do espaço, mesclando o country, folk e rock com muito tempero brasileiro.
O folk é reconhecido por sua autenticidade e simplicidade, além de possuir uma rica história e extrema relevância no desenvolvimento de diversos outros estilos musicais. Com sua sonoridade única e letras que muitas vezes contam histórias, o folk será celebrado junto ao público nas noites de quinta-feira, sempre às 20h, gratuitamente no Sesc Santo André.
Programação:
Still Folk
A banda Still Folk, de Jundiaí (SP), apresenta um repertório que inclui as grandes músicas tocadas no festival de Woodstock, fazendo a plateia vibrar com grandes clássicos do folk rock e canções autorais. Com forte influência da música americana (desde as raízes como o blues, o jazz e o country até as suas vertentes mais expressivas, como o folk rock), além da música brasileira de origem rural, a banda faz uma homenagem aos 50 anos de folk rock, revisitando as canções que foram criadas e popularizadas principalmente no final dos anos 60, período de grandes mudanças culturais e sociais, tanto nos Estados Unidos como no Brasil.
Dia 1/6, quinta, das 20h às 21h15
Lanchonete Externa
Não recomendado para menores de 12 anos – Autoclassificação
Grátis – Sem retirada de ingressos
Anderson Oliveira
Cantor, compositor e poeta, Anderson Oliveira, caiçara do litoral de São Paulo, há tempos vem se destacando no meio artístico com um trabalho consistente, irreverente, romântico e atual. Dono de uma escrita afiada às narrativas de tudo ao seu redor, é autor das canções de seu disco Simples Canção’ (2015) e seu EP Descalço Acústico’ (2019), além de mais quatro singles e dois livros semi artesanais de poesia – Poemas em Plástico Bolha, volumes I e II, 2020. Com sua personalidade “cantador de música, e contador de histórias”, a apresentação mistura música e literatura, com canções autorais e músicas do cancioneiro popular brasileiro que influenciam seu trabalho.
Dia 15/6, quinta, das 20h às 21h
Lanchonete Externa
Não recomendado para menores de 12 anos – Autoclassificação
Grátis – Sem retirada de ingressos.
Jonavo
No repertório, Jonavo interpreta canções populares como “Faz Parte do meu show” de Cazuza, “Tocando em Frente” de Almir Sater e Renato Teixeira e até o clássico de country/blues americano “Tennessee Whiskey”. Dentre o vasto trabalho autoral, canções que marcaram o início de carreira em Campo Grande-MS, outras de seu álbum “Casulo” e também músicas que o tornaram conhecido com a Folk na Kombi. Ao longo de sua carreira já tocou com nomes como Almir Sater, Zeca Baleiro, Renato Teixeira, Zé Geraldo, Suricato, O Teatro Mágico, entre outros. Atualmente, Jonavo trabalha entre o Brasil e Estados Unidos, o lançamento da Revoada Acústica, expandindo seu trabalho e internacionalizando a música que traz do pantanal.
Dia 22/6, quinta, das 20h às 21h
Lanchonete Externa
Não recomendado para menores de 12 anos – Autoclassificação
Grátis – Sem retirada de ingressos.
Trouble and the New Brazilians
Formada em São Paulo no ano de 2015, Trouble and the New Brazilians é uma banda liderada pela cantora e compositora Fernanda Leite, que personaliza o alter ego “Trouble” em letras cheias de emoção e franqueza, mesclando força e delicadeza. O som é uma deliciosa mistura de country, folk e rock com muito tempero brasileiro. Trouble traz elementos da música típica sertaneja e caipira ao lado de influências como Elvis Presley, Dolly Parton, Patsy Cline, Hank Williams e Rita Lee, resultando em uma apresentação cativante e cheia de carisma.
Dia 29/6, quinta, das 20h às 21h
Lanchonete Externa
Não recomendado para menores de 12 anos – Autoclassificação
Grátis – Sem retirada de ingressos