O Dia Mundial da Fotografia traz artistas que utilizam as câmeras como forma de expressão
Várias exposições lembram a fotografia como arte e visões diversas do cotidiano
- Data: 17/08/2023 08:08
- Alterado: 17/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: Metrô
Crédito:Divulgação
Os registros fotográficos desempenham um papel significativo na vida de muitas pessoas, permitindo guardar memórias, expressar arte e capturar momentos únicos. Com o objetivo de compartilhar a visão de diversos fotógrafos brasileiros, a Linha da Cultura do Metrô de São Paulo apresenta exposições em várias estações.
A programação cultural terá início nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, na estação Paraíso da Linha 1-Azul, com a exposição “Photothings”. Essa mostra é resultado dos ensaios fotográficos de 20 artistas selecionados no 3º Festival Photothings. De 17/08 a 15/11, os passageiros poderão apreciar obras de uma nova geração de artistas pouco conhecidos na produção fotográfica, promovendo maior visibilidade para essas produções. O festival tem como objetivo alcançar diferentes públicos e descobrir talentos que utilizam a câmera como instrumento de criação, possibilitando o reconhecimento de diversos artistas.
Já na sexta-feira, dia 18 de agosto, o artista Cláudio Pepper traz sua exposição “Uma avenida no céu” na estação São Mateus da Linha 15-Prata. Essa mostra, composta por 20 obras, retrata a experiência da primeira viagem do artista no monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô, ocorrida quase 10 anos atrás. Com o título “Uma avenida no céu”, a exposição faz referência aos pilares suspensos do monotrilho, que se assemelham a uma grande avenida que atravessa o céu, proporcionando uma visão panorâmica da expansão da Zona Leste da capital paulista.
Também na sexta-feira, dia 18 de agosto, a estação República da Linha 3-Vermelha exibirá a exposição “Imagens em perspectiva, por Márcia Alves”. Essa produção, composta por mais de 20 fotos, tem como protagonista o Metrô de São Paulo. Os passageiros que estiverem na estação terão a oportunidade de observar o metropolitano sob uma nova perspectiva. A fotógrafa Márcia Alves se preocupa em destacar os elementos arquitetônicos e a utilização da luz natural, evitando registros monótonos e contribuindo para o acervo e registros históricos do Metrô de São Paulo. Essas fotografias ficarão em exposição na estação São Mateus da Linha 15-Prata, do dia 18/08 a 19/09.
Para encerrar a semana, no dia 19 de agosto, sábado, em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, a Linha da Cultura realizará uma Caminhada Fotográfica. Das 18h às 21h, os participantes terão a oportunidade de explorar algumas estações da Linha 15-Prata, observando detalhadamente aspectos únicos do ambiente noturno, como arquitetura, sombras e movimentação. O ponto de encontro será na estação Vila Prudente da Linha 2-Verde (área livre). A partir da chegada dos fotógrafos, o roteiro passará pelas estações Oratório, Camilo Haddad, Fazenda da Juta e São Mateus, da Linha 15-Prata.