Novos conselheiros do COMPEDE de Diadema são empossados
A entrega dos certificados de posse ocorreu na Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Diadema (RECAD)
- Data: 13/05/2019 17:05
- Alterado: 13/05/2019 17:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Novos conselheiros do COMPEDE
Crédito:Mauro Pedroso
Eleitos em abril deste ano, os representantes que compõem o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE) participaram da cerimônia de posse, na tarde desta segunda-feira, 13/05.
Foram escolhidos para mandato de dois anos (2019-2021), cinco representantes de Pessoa com Deficiência ou familiar/responsável (categoria I); dois representantes de entidades prestadoras de serviços às Pessoas com Deficiência no Município (categoria II); e um representante de Organização da Sociedade Civil, que de acordo com seu estatuto social atuam no atendimento e/ou defesa das Pessoas com Deficiência (categoria III).
“Os conselhos têm um importante papel na formulação e deliberação de políticas públicas. Desde julho de 2018, iniciamos o processo para a retomada do COMPEDE, com reuniões e revisão da Lei Municipal. Estamos retomando um conselho muito importante para construir cada vez mais políticas publicas para as pessoas com deficiência”, ressaltou a secretária interina de Assistência Social e Cidadania (SASC), Caroline Rocha.
Está entre algumas das funções dos conselheiros empossados formular diretrizes, promover e aprovar planos, programas, projetos e políticas municipais destinadas à promoção da inclusão e a defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência.
Para Vilma de Lima Andrade, uma das conselheiras do COMPEDE, a retomada do conselho é uma conquista importante para Diadema. “Buscaremos ao longo desses dois anos promover ainda mais a diversidade em nosso município. É fundamental que tenhamos sempre em mente que o nosso papel é buscar o direito das pessoas com deficiência ”.
A SASC oferece atendimento às pessoas com deficiência por meios de serviços, como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro Dia – APAE. O CRAS oferece acompanhamento para famílias em situação de vulnerabilidade social. Desta forma, as famílias que têm integrantes com deficiência são atendidas e encaminhadas para os serviços existentes, e ainda orientadas quanto ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), ao Cadastro Único e ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Já o CREAS é responsável em oferecer acompanhamento às famílias/indivíduos em situação de violação de direitos. Desta forma, quando identificada situação de violação de direitos envolvendo a pessoa com deficiência, são realizadas intervenções para ampliar a capacidade protetiva das famílias.
Além disso, a Secretaria mantém parceria com a APAE para o Centro Dia – serviço de proteção social especial de média complexidade para pessoas com deficiências, suas famílias e cuidadores. O atendimento é para moradores com idades entre 18 e 59 anos, que necessitam de outras pessoas para realizar atividades básicas diárias e que tenham tido seus direitos violados. O encaminhamento para este serviço é a partir de avaliação técnica realizada pelo CRAS ou CREAS.
Confira a lista dos conselheiros eleitos:
Categoria 1- Pessoa com Deficiência
Titulares:
Eliana Kawasaki Lopes Caldeira
Deldino Ferreira dos Santos- “Galdino é TOP”
Antonia Sirene Delphino “Antônia”
Ana de Souza Pereira- “Ana”
Maria da Conceição M. Lopes -“Maria Lopes”
Suplentes:
Verônica Maria da Silva – “Veronica Silva”
Monica Ferreira de Amorim
Soraya Maria Souza Studzinski-“Soraya Maria”
Josilene da Silva de Lima -“Josy Lima”
Simone Raquel de Oliveira -“Simone Paralimpico”
Categoria 2- Prestadora de serviços
Titulares:
ACAESP- Associação Cultural, Artisitica e Esportiva de S.Paulo – Representante: Fábio Silva Araújo
SANTA CASA – Irmandande da Santa Casa de Misericordia de Diadema- Representante: Camila Bisconsin Felder
Categoria 3- Organizações da Sociedade Civil
Titular:
APAE -Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Representante: Vilma de Lima Andrade
Suplente:
ILIS- Instituto de Inclusão Social Lira – Representante: José Roberto Lira -“LIRA”