Novo minicurso do Semasa discute o tema ‘educação de qualidade’
Inscrições para a atividade on-line podem ser realizadas até 22 de setembro
- Data: 13/09/2021 16:09
- Alterado: 13/09/2021 16:09
- Autor: Susi Elena
- Fonte: Semasa
Crédito:Divulgação/Semasa
Em continuidade à série de minicursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza neste mês de setembro o pocket curso ‘Educação de qualidade’, que é o tema do quarto objetivo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A atividade abordará qual o panorama da educação brasileira, os desafios e como podemos assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem para todos. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 22 de setembro, por meio do link www.semasa.sp.gov.br/minicursos. O pocket curso é gratuito e on-line, com carga horária de 8h e emissão de certificado. O início da turma será no dia 23 (quinta-feira).
Dentre as metas do ODS de número quatro, o Brasil se compromete a, até 2030, garantir que todos completem o ensino fundamental e médio na idade adequada, assegurando a oferta gratuita na rede pública e com resultados de aprendizagem satisfatórios e relevantes; que os jovens e adultos estejam alfabetizados, adquirindo conhecimentos básicos em leitura, escrita e matemática; e que os alunos tenham habilidades e conhecimentos necessários para promover o desenvolvimento sustentável, dentre outros.
A ONU estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como práticas a serem adotadas pelos países membros para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que todas as pessoas possam viver em paz e prosperidade. A agenda é composta por temas como saneamento, erradicação da pobreza, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, consumo responsável, dentre outros.
Os minicursos do Semasa integram o Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes, que é voltado a pessoas com interesse nas questões ambientais. Além disso, as atividades fazem parte da Escola de Ouro Andreense, iniciativa da Prefeitura de Santo André para promover cursos gratuitos de qualificação.