Novembro Azul estimula o cuidado permanente à saúde masculina

Adoção de hábitos saudáveis para prevenção do câncer de próstata, tabus e saúde mental masculina foram alguns dos temas abordados na programação do mês

  • Data: 30/11/2022 18:11
  • Alterado: 30/11/2022 18:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema
Novembro Azul estimula o cuidado permanente à saúde masculina

Crédito:Divulgação

Você está em:

Durante o Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema estimula o cuidado à saúde masculina, incentivando a prevenção por meio da adoção de hábitos saudáveis e a quebra de preconceito sobre a saúde do homem.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram decoradas para a causa e realizaram ações para sensibilização da população masculina, como palestras, rodas de conversa, grupo de meditação e uso de aromaterapia, grupos de saúde bucal, caminhada, atividades em empresas, igreja, centro de idosos, centros culturais, escolas e outras instituições. Entre os temas abordados estão hábitos saudáveis como prevenção do câncer de próstata, importância de acompanhamento de rotina, saúde masculina e tabus, riscos de automedicação, diabetes, saúde mental masculina, andropausa, IST e planejamento familiar.

A UBS Casa Grande realizou, no dia 21, o plantão “Saúde do Homem” com consultas de enfermagem e médica para avaliação e pedidos de exames/encaminhamentos. Já a UBS Paulina realizou, nas manhãs de quintas-feiras, atividades com alunos do Colégio Gregório Bezerra para discutir masculinidade e violência. Já o Hospital Municipal de Diadema (HMD) preparou uma programação especial em 17 de novembro para os pacientes do serviço. O médico e coordenador do Hospital, Dr Evandro Gonçalves, ministrou a palestra temática “Se Toca homem, enfoque na saúde do homem!” para trabalhadores do serviço.

“O objetivo foi sensibilizar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, mostrando um panorama histórico e estatístico da doença, trazendo à tona a discussão do preconceito da realização do toque retal e conscientizando sobre a importância deste procedimento”, explicou. Foi abordado ainda a atenção do homem no âmbito das doenças cardiovasculares, tabagismo, sedentarismo e alimentação saudável.

O movimento de conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar do corpo e mente foi iniciada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2011, para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, tipo mais frequente de câncer entre os homens depois do câncer de pele.

Para a assessora da Secretaria Municipal da Saúde, Isabel Fuentes, a saúde trabalha na lógica da atenção integral, em que todas as pessoas devem ter acesso as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. “Entretanto, por uma questão cultural e preconceito, os homens não acessam os serviços para prevenção e com isso podem adiar a detecção precoce de doenças, como o câncer de próstata, por exemplo. Para garantir essa atenção temos que ter esse olhar para conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e também, fazer o exame da próstata quando necessário”, afirmou.

Compartilhar:

  • Data: 30/11/2022 06:11
  • Alterado:30/11/2022 18:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados