Nova edição do Encontros de Cinema aborda a direção de arte em programas infantojuvenis
Valdy Lopes, Daniela Aldrovandi e Juliana Di Grazia são os convidados para o bate-papo que acontece na Sala Vermelha do Itaú Cultural
- Data: 25/09/2023 09:09
- Alterado: 25/09/2023 09:09
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Valdy Lopes
Crédito:Divulgação
O Encontros de Cinema de setembro está marcado para o dia 26 (terça-feira), às 19h, na Sala Vermelha do Itaú Cultural. Nesta edição, a temática abordada é a direção de arte em programas infantojuvenis. O bate-papo, aberto ao público, tem a participação de três convidados de destaque na área: as diretoras Daniela Aldrovandi e Juliana Di Grazia, e o diretor Valdy Lopes, cujas trajetórias estão ligadas as áreas de cinema, teatro, TV e artes visuais.
A programação Encontros de Cinema se propõe a ser um espaço permanente de reflexão e troca sobre o audiovisual brasileiro. Como todas as atividades oferecidas pelo Itaú Cultural, a entrada é gratuita. Os ingressos devem ser reservados em itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket.
Os participantes
O encontro abre com a exibição de trechos de trabalhos de Daniela Aldrovandi e Valdy Lopes para o público, com um bate-papo na sequência para trocas e reflexões sobre as suas experiências e processos criativos. A mediação é de Juliana Di Grazia.
Daniela Aldrovandi, premiada como Melhor Direção de Arte no Cine PE e Cinema dos Sertões, em 2017, pelo curta-metragem Diamante, o Bailarina, dirigido por Pedro Jorge, é graduada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Também é especialista em Artes Plásticas pela Universidade São Judas Tadeu. Seus trabalhos mais recentes são o longa Dente por Dente (2020) e as séries Confissões Médicas (2018), para Discovery Channel, e Mundo Curiozoo (2020), para a Discovery Kids. Em fase de finalização estão Consequências Paralelas, Apanhador de Almas, Theo e O Dia em que Minha Vida Mudou, para o canal Mundo Gloob.
Juliana Di Grazia é diretora de arte de projetos audiovisuais desde 2001, além de atuar com pesquisa, desenvolvimento de conceito, direção de arte e produção de objetos e decoração de cena. É, ainda, mestranda em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo, professora na Pós-graduação de Direção de Arte do SENAC e ministra o curso independente Potência Narrativa dos Objetos no Cenário.
Por fim, o diretor de arte de cinema, teatro e TV Valdy Lopes é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Já trabalhou com diretores de várias gerações e estilos do audiovisual brasileiro, como Walter Salles, Daniela Thomas, Carlos Reichenbach, Odilon Rocha, Guel Arraes e Marcos Jorge. Linha de Passe, de 2007, Somos Tão Jovens, de 2011, e Grande Sertão, de 2021, são alguns dos filmes em que trabalhou.
Na televisão, foi responsável pela direção de arte das séries Antônia (2006), da TV Globo, Que Monstro te Mordeu (2014), da TV Cultura, primeira e segunda temporada de 3% (2017), da Netflix, Aruanas (2020), e Verdades Secretas 2 (2021) – estas, na Globoplay. É, ainda, arquiteto de projetos expográficos, entre os quais muitos com o Itaú Cultural, como Cinema Sim (2008), Ocupação Rogério Sganzerla (2010), Leonílson- Sob o Peso dos meus Amores (2011) e Ocupação Zuzu Angel (2014), além de outros destaques, como Crônicas Carioca e Casa Carioca, ambas no MAR-RJ, e A NORDESTE e Jamaica Jamaica, no SESC 24 de Maio, em São Paulo.
SERVIÇO:
Encontros de cinema
Dia 26 de setembro, terça-feira, às 19h
Sala Vermelha (70 lugares)
Duração aproximada: 150 minutos
Classificação indicativa: livre, definida pelos autores
Ingressos em: itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket
Entrada gratuita
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô