No MIS, uma viagem por todos os tempos de Tina Turner
'Uma Viagem para o Futuro' é uma exposição essencialmente de fotos, onde o visitante terá a oportunidade de chegar à essência de Tina Turner, artista e mulher
- Data: 05/05/2023 16:05
- Alterado: 05/05/2023 16:05
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Foto: Estadão
Há dois pontos-chave para se entender a exposição Tina Turner: Uma Viagem para o Futuro, inaugurada nesta quinta-feira, 4, no Museu da Imagem e do Som (MIS). Um deles aparece antes mesmo de o visitante acessar a mostra, no primeiro andar do prédio. Em um reduzido espaço expositivo, à esquerda da entrada do museu, uma pequena mostra conta a história da fotografia, a partir de itens do acervo do museu. Nela é destacada a importância do registro fotográfico desde o final do século 19 e como ele pode nos ensinar a enxergar além do trivial.
Essa observação inicial é necessária já que a exposição sobre Tina é essencialmente de fotos, embora conte com um ambientação contemporânea, em um mundo em que cada vez mais as pessoas buscam experiências e cenários “instagramáveis”. É por intermédio das imagens registradas por quatro profissionais – Bob Gruen, Lynn Goldsmith, Ian Dickson e Ebet Roberts – que o visitante terá a oportunidade de chegar à essência de Tina Turner, artista e mulher.
A foto que dá as boas-vindas é em preto e branco e foi feita por Gruen na década de 1970. O olhar de Tina, fora do palco, com o corpo coberto por um casaco de frio e óculos de sol levantado à cabeça, flagra uma mulher que passava por um transformação pessoal e artística que eclodiria na década seguinte.
Ainda casada e com a vida artística ligada ao músico e produtor Ike Turner, Tina, à época já um nome importante do R? sáb., dom. e fer., 10h/19h. R$ 30 / R$ 15.
Na 3ª, entrada gratuita. Até 9/7