Next Mobilidade assume operação de cinco empresas gerenciadas pela EMTU no ABC
Frota de 19 linhas circulará com veículos mais novos, adicionando conforto e segurança às viagens realizadas diariamente por cerca de 400 mil passageiros
- Data: 15/01/2022 11:01
- Alterado: 15/01/2022 11:01
- Autor: Redação
- Fonte: EMTU
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A partir deste sábado (15/01), 19 linhas gerenciadas pela EMTU operadas pelas empresas Auto Viação Triângulo, Empresa Urbana Santo André, Viação Imigrantes, Viação São Camilo e Viação Riacho Grande serão assumidas pela ABC Sistema (Next Mobilidade), como prevê o novo modelo de concessão do sistema metropolitano no ABC, que transporta diariamente cerca de 400 mil passageiros entre os sete municípios da região e a capital.
A reorganização do sistema e a modernização da frota no ABC, gerenciadas pelo Governo do Estado, são melhorias que têm como objetivos proporcionar mais conforto e segurança às viagens metropolitanas, além de contribuir para o cumprimento dos padrões de qualidade exigidos pela fiscalização da EMTU.
Já são atendidas pela Next Mobilidade 47 linhas que pertenciam às operadoras ABC, Expresso SBC, Mobibrasil, Publix e Transbus. Em outros 31 serviços, a operação neste momento continuará de responsabilidade das empresas EAOSA, Viação Ribeirão Pires, Rigras, Tucuruvi e Rigras.
Todos os itinerários e tabelas horárias vigentes seguirão sem alterações e podem ser consultadas pelo app da EMTU, disponível para iOS e Android.
RENOVAÇÃO DA FROTA
Os ônibus passam a ter prefixo iniciado com o número 8 e a frota está em processo de modernização desde o ano passado. Em agosto de 2021, 116 novos ônibus começaram a operar no sistema intermunicipal gerenciado na região pela EMTU, beneficiando a população de Diadema, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, municípios que formam a Área 5 de concessão.
A renovação da frota faz parte de um investimento de R$ 90,2 milhões a ser realizado pela Next Mobilidade (ABC Sistema), SPE (Sociedade de Propósito Específico) criada a partir da prorrogação por 25 anos do contrato de concessão com a Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD.
Os novos ônibus foram montados com carroceria Caio Apache Vip e dispõem de ar-condicionado. Dos 116 veículos entregues, 20 dispõem de suspensão a ar, característica que oferece mais segurança e melhor dirigibilidade, maior estabilidade e menor impacto com o solo, reduzindo o desgaste dos pneus. Câmeras nas portas estão instaladas em 60 desses veículos, proporcionando mais segurança a motoristas e passageiros. Todos possuem elevador para pessoas com mobilidade reduzida e são equipados com roteador wi-fi e tomadas USB para celulares.
LINHAS INCORPORADAS PELA NEXT MOBILIDADE:
URBANA
151 — Santo André (Jardim Cambuí)/ São Paulo (Fábrica Trol)
432 — Santo André (Terminal Metropolitano Santo André-Leste) / São Bernardo do Campo (Bairro do Taboão)
VIAÇÃO SÃO CAMILO
069 — Santo André (Terminal Metropolitano Santo André Leste)/São Paulo (Fábrica Trol)
070 — Santo André (Terminal Metropolitano Santo André Leste)/São Paulo (Fabrica Trol)
140 — São Caetano do Sul (Terminal Rodoviário Nicolau Delic)/Santo André (Terminal Metropolitano Santo André-Leste)
173 — Santo André (Jardim Santa Cristina)/ São Paulo (Jardim Planalto)
323 — Santo André (Terminal Metropolitano Santo André Leste)/São Paulo (Jardim Clímax)
VIAÇÃO RIACHO GRANDE
004 — São Bernardo do Campo (Parque Alvarenga)/ São Paulo (Terminal Sacomã)
152 — São Bernardo do Campo (Area Verde)/ São Paulo (Terminal Sacomã)
153 — São Bernardo do Campo (Conjunto Terra Nova II)/São Paulo (Terminal Sacomã)
431 — São Bernardo do Campo (Jardim Las Palmas)/Sao Paulo (Terminal Sacoma)
VIAÇÃO TRIANGULO
050 — São Bernardo do Campo (Paço Municipal)/ São Paulo (Saúde)
050EX1 — São Bernardo do Campo (Paço Municipal)/ São Paulo (Campo Belo)
359 — São Bernardo do Campo (Paço Municipal)/ São Paulo (Saúde)
VIAÇÃO IMIGRANTES
217 — São Bernardo do Campo (Conjunto Terra Nova II)/São Paulo (Terminal Rodoviário Tietê)
218 — São Bernardo do Campo (Área Verde)/São Paulo (Terminal Rodoviário Tietê)
218EX1 — São Bernardo do Campo (Terminal Metropolitano Ferrazópolis)/São Paulo (Glicério)
218EX2 — São Bernardo do Campo (Terminal Metropolitano Ferrazópolis)/São Paulo (Glicério)
314 — São Bernardo do Campo (Jardim Las Palmas)/São Paulo (Terminal Rodoviário Tietê)
BRT ABC
O investimento privado na renovação da frota faz parte de um pacote de investimentos e melhorias na área de mobilidade urbana do ABC, previsto como contrapartida à prorrogação do contrato de concessão com a Metra, concebido pelo Governo do Estado. O pacote inclui a construção do BRT ABC no valor estimado de R$ 860 milhões em investimentos privados. O sistema está previsto para operar plenamente a partir de 2023 com faixas exclusivas e corredores em 17,3 km de extensão ligando o centro de São Bernardo à capital. O pacote ainda contempla a reforma do Corredor ABD e a renovação da frota metropolitana remanescente que opera na região.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PROJETO:
– Custo total de implantação: R$ 860 milhões.
– 17,3 km entre o centro de São Bernardo do Campo, passando por Santo André, São Caetano do Sul, Terminal Tamanduateí (São Paulo) e Terminal Sacomã (São Paulo).
– Integração com a CPTM, Metrô, Expresso Tiradentes, linhas da SPtrans e ao Corredor ABD.
– 20 estações e três terminais.
– 170 mil passageiros por dia.
EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.