Natação encerra o 1º Jotiscs em São Caetano neste sábado
O Jotiscs movimentou 800 atletas de sete cidades: São Caetano, Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e São Paulo
- Data: 06/10/2022 14:10
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Bignardi Junior
- Fonte: PMSCS
Bocha
Crédito:Alexandre Yort / PMSCS
O 1º Jotiscs (Jogos da Terceira Idade de São Caetano do Sul) chegará ao fim neste sábado (8/10) com a competição de natação, a partir das 9h, no Conjunto Aquático Carlos Antônio Biazotto (Avenida Fernando Simonsen, 120, Bairro Cerâmica). A entrada é gratuita.
O Jotiscs movimentou 800 atletas de sete cidades: São Caetano, Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e São Paulo. São 17 modalidades: atletismo, bocha, buraco, dança, damas, dominó, malha, natação, pesca, tênis de mesa, tênis de campo, tranca, truco, vôlei adaptado, sinuca coreografia, dança de salão e xadrez.
“É um sonho realizado. Não apenas para nós, organizadores, mas para as equipes técnicas e esportivas, nossos moradores que sempre tiveram esse desejo de participar dos Jogos da Terceira Idade em São Caetano. Agradecemos ao prefeito José Auricchio Júnior, que teve a sensibilidade de pedir o maior esforço para realizarmos a competição. Nos encontraremos novamente em 2023. O Jotiscs veio pra ficar”, ressalta a coordenadora da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade), Lucila Lorenzini.
Além da Comtid, braço da Secretaria de Saúde, a organização do Jotiscs envolve também a SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude), a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) e a Seseg (Secretaria de Segurança).
ESPORTE É SAÚDE
Muito mais que a conquista de medalhas, o Jotiscs é um aprendizado para todos que vivenciam as competições. É unânime ouvir dos competidores que o mais importante é o convívio social entre as pessoas da terceira idade.
“Ganhei minha medalhinha de bronze no xadrez e ainda vou disputar no tênis de mesa e na natação. Mas o mais importante é conhecer pessoas novas, rever amigos de outras cidades e praticar esporte, seja lá qual for a modalidade”, afirma Cristina Aloe Prilip, de 60 anos.
Moradora do Bairro Oswaldo Cruz, dona Cristina deixa um recado para todas as pessoas que chegaram à terceira idade. “Venham fazer esporte ou qualquer atividade física que seu corpo permitir. São Caetano é uma cidade que oferece muitas e excelentes opções de clubes e centros (CISEs) da Terceira Idade, com profissionais capacitados que cuidam para que a gente tenha uma velhice saudável e prazerosa.”
Para quem quiser mais informações sobre como se inscrever em um dos cinco CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação) basta entrar em contato com a Contid (4233-7557).