Mutirões reduzem a espera por cirurgias em São Caetano
Prefeitura de São Caetano do Sul realizou Mutirão de Catarata e Pequenas Cirurgias de Pele
- Data: 26/08/2019 11:08
- Alterado: 26/08/2019 11:08
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:Junior Camargo / PMSCS
A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou sábado (24/8) mais dois mutirões da Saúde. As iniciativas cumpriram o objetivo de reduzir a espera por cirurgias. Foram 196 no total, sendo 128 de pele (no Hospital Maria Braido) e 68 de catarata (na Unidade de Saúde Oftalmológica Dr. Jaime Tavares).
“Os mutirões são ferramentas eficientes de tratamento. Essa ampliação do atendimento reduz a espera dos pacientes, que são tratados com respeito, carinho e atenção”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior. “Vemos a satisfação no rosto das pessoas”, concluiu a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.
Ambos os mutirões foram exclusivos para pacientes agendados. No de Pequenas Cirurgias de Pele foram atendidos pacientes com menos de 85 anos, com lesões menores de 6 cm não recidivadas (que não tenham retornado), sem histórico de cardiopatia, doenças graves descompensadas ou que façam uso de anticoagulantes.
O mutirão contemplou, inclusive, pacientes com câncer de pele, como CBC (carcinoma basocelular), CEC (carcinoma espinocelular) e melanomas. Nos casos das lesões benignas, foram realizadas extrações de pintas, verrugas e cistos, entre outros sinais.
Já o Mutirão de Catarata realizou procedimentos para devolver a boa visão aos pacientes. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a catarata é a principal causa de cegueira no mundo (47,8% dos casos). A boa notícia é que a doença é reversível. O diagnóstico e o tratamento completo são feitos na própria Unidade de Saúde Oftalmológica.
A aposentada Ana Castro, de 87 anos, aprovou a iniciativa. “Agora vou enxergar melhor e até poder acompanhar melhor as missas, lendo o folheto litúrgico”, destacou a moradora do Bairro da Fundação.