Mutirão de Cataratas da Prefeitura de Nova Odessa atende mais 85 moradores idosos
Nos dois primeiros finais de semana da atual etapa anual do “Mutirão”, realizadas em junho e julho, haviam sido realizadas 309 cirurgias
- Data: 04/09/2023 18:09
- Alterado: 04/09/2023 18:09
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Nova Odessa
Mutirão de Cataratas
Crédito:Divulgação
Mais 85 idosos passaram por cirurgias nesse final de semana (sábado e domingo, dias 02 e 03/09), em mais uma etapa do 2º “Mutirão de Cataratas” realizado pela Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria Municipal de Saúde. Na ação, realizada na própria cidade (no Ambulatório de Especialidades Médicas), foram feitas 37 cirurgias no sábado e 48 no domingo, quando o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) acompanhou pessoalmente a iniciativa. Antes, na sexta-feira à tarde, foram feitas as consultas iniciais dos idosos, também no Ambulatório.
Nos dois primeiros finais de semana da atual etapa anual do “Mutirão”, realizadas em junho e julho, haviam sido realizadas 309 cirurgias. Esta nova etapa anual, realizada com recursos do próprio Orçamento da Prefeitura, prevê operar mais 800 “vistas” (olhos), garantindo a qualidade de vida e a segurança de quem é afetado pela doença, geralmente idosos. Ano passado, durante todos os finais de semana do 1º “Mutirão”, foram realizadas 800 cirurgias, a maioria em idosos, que compunham grande parte da demanda reprimida na cidade desde 2018.
“Com essas cirurgias, estamos devolvendo a vida, a dignidade, a autonomia dos nossos idosos, e evitando acidentes e quedas que eles poderiam vir a sofrer. Antes do primeiro mutirão, ano passado, tinha gente da nossa cidade há 4 ou 5 anos na fila. Teve gente que Deus levou por outros motivos antes de operar. Olha só como é importante esses mutirões que estamos fazendo”, discursou recentemente o prefeito Leitinho sobre a ação.
Assim como nas etapas anteriores, a iniciativa da gestão municipal sendo muito elogiada pelos pacientes, que são gratos pela cirurgia e por poder voltar a enxergar. É o caso da dona Ivone Elvira de Araújo Bueno da Silva, de 71 anos, moradora do Mathilde Berzin. “Sou muito grata a Deus pela vida de vocês (gestores) e pelos cirurgiões do ‘Mutirão de Cataratas’. Fiz minha cirurgia ontem (03/09) e o médico é muito bom, graças a Deus”, disse.
O senhor Décio da Silva, de 63 anos, mora no Jardim São Jorge e também passou por cirurgia nesse final de semana. A esposa dele, dona Nilva, não poupou elogios ao atendimento oferecido ao esposo. “Hoje foi a operação do meu marido. Ele entrou sem enxergar e saiu enxergando, e eu só tenho a agradecer ao prefeito Leitinho, que está fazendo um ótimo trabalho. O Leitinho é muito querido por nós e está fazendo uma gestão muito boa. Que Deus abençoe”, declarou.
Ao longo do “Mutirão”, estão sendo atendidos os pacientes que passam regularmente por consulta oftalmológica na própria Rede Básica e que têm a necessidade de operação confirmada. Mais cirurgias devem ocorrer ao longo dos próximos meses no Ambulatório Municipal, sempre mediante agendamento prévio pela equipe da Saúde. Antes do procedimento cirúrgico ambulatorial (feito por médicos oftalmologistas com equipamentos modernos e lentes de alta qualidade), os pacientes passam por avaliação pré-cirúrgica e o retorno pós-operatório.
ALERTA
A Secretaria de Saúde voltou a ressaltar a importância de o paciente ou seus familiares manterem o número de telefone de contato atualizado no cadastro para evitar que haja “faltantes”, e, consequentemente, outros deixam de ser atendidos. No último final de semana, por exemplo, foram 20 faltas.
Como a Prefeitura paga por cirurgia realizada, os idosos poderão ser “reconvocados”, mas são 20 cirurgias que deixaram de ser feitas e atingir seu objetivo. O telefone com WhatsApp da Central de Regulação é o (19) 99752-6023. O setor fica na Avenida João Pessoa, nº 833, no Bosque dos Cedros – no 1º piso do Ambulatório.