Música, circo e teatro agitam o projeto Praças da Cultura no fim de semana

Neste fim de semana, durante os dias 05 e 06, os espaços públicos recebem apresentações especiais

  • Data: 03/08/2023 09:08
  • Alterado: 03/08/2023 09:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Música, circo e teatro agitam o projeto Praças da Cultura no fim de semana

Circo

Crédito:Prefeitura de SP

Você está em:

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia o projeto Praças da Cultura. Essa é mais uma iniciativa da pasta de fomentar a cultura na periferia, valorizando artistas locais e programando atrações gratuitas em praças e outros espaços públicos e abertos periféricos da cidade, preferencialmente, em regiões onde há pouca oferta cultural.

O projeto prevê a realização das ações em todos os finais de semana até o final deste ano. Neste fim de semana, durante os dias 05 e 06, os espaços públicos recebem apresentações especiais. Em parceria com as subprefeituras, as atrações culturais acontecem em diversas regiões com destaque para o show Sangue Novo, que acontece na Subprefeitura Butantã no domingo (06), às 16h. A apresentação é uma exaltação à cultura negra visibilizando matrizes africanas. O espetáculo é dividido em 3 blocos num primeiro momento ela apresenta canções que fala e invoca a força feminina, na segunda parte as músicas são sobre fé apresentando o sagrado dos orixás e na terceira e última parte as canções são sobre Raiz nela a cantora exaltará suas raízes culturais. Canções clássicas do samba, da música popular brasileira e exaltações ao povo preto. Um repertório avassalador, um mergulho no íntimo da cantora e seu universo feminino e afro religioso, um reflexo de cor e sagrado num repertório popular e de muito bom gosto.

Outro destaque do fim de semana é a peça O São João dos Mamulengos que acontece na Subprefeitura da Lapa, no sábado (05), às 14h. Através do Teatro de Mamulengos, a cia conta a história de Rosinha que resolve confrontar seu pai e não casar com seu escolhido esposo que ela nem conhece. Nesta obra inspirada em clássicos do Teatro Popular Nordestino, como A Cobra Caninana, A Viúva Alucinada e O Quebra-pote, resgatamos as tradições das Festas Juninas para viver essa aventura de nossa protagonista.

Além disso, na Subprefeitura da Freguesia Brasilândia no domingo (06), às 15h, contará com a apresentação do espetáculo “Varizes do Samba”. Números clássicos do circo neste espetáculo são interpretados tendo como fio condutor o livre arbítrio, trapézio, malabarismo, parada de mãos, força máxima, acrobacias na barra fixa e solo estão no repertório de habilidades desse espetáculo circense. Habilidades acrobáticas são realizadas num aparelho circense desenvolvido pela própria companhia de Circo. Este aparelho é composto por traves modulares que ao se unirem propiciam barras para executar os mais virtuosos movimentos.

A vasta programação consegue agradar todos os gostos, ao trazer música, circo, teatro e literatura em forma de diversificadas atrações, apresentadas em diferentes equipamentos culturais, com horários acessíveis. “Estamos levando cultura para espaços de convivência na periferia, valorizando os artistas e coletivos locais”, afirma a secretária Aline Torres. “É um projeto de descentralização da cultura e valorização da periferia, que vai deixar muita gente com um sorriso no rosto no final de semana.”

Programação Praças da Cultura

Sábado, 05/08

Zona Oeste

R. Antônio Francisco Soares, 06 – Jardim São jorge

Subprefeitura Butantã

13H – Anna Gué | Música

Sinopse: Gatas Extraordinárias, Anna apresenta como ninguém fazendo uma releitura moderna e “Na Mesma Medida” (música de sua autoria), a intérprete e produtora musical apresenta um repertório repleto de baladinhas com transformações de grandes vozes femininas como Rita Lee, Cássia Eller, Marisa Monte, entre outras. Reúne uma pitada de jazz e blues que apimenta o repertório desta grande roqueira.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre

14H – Sarau Emancipado | Coletivo Emancipado | Sarau

Sinopse:O Sarau Emancipado contará com apresentações poéticas, com ou sem o uso de adereços e acompanhamentos músicas, dos poetas e integrantes do coletivo, além de ser aberto para o público se apresentar. Teremos intervenções artísticas, de todas as vertentes da cultura.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre

15H – Parque do Circo | Dr Friky | Circo

Sinopse: Gonzalo é o Palhaço Dr Friky, um saltimbanco contemporâneo que viaja pelo mundo compartilhando a sua excêntrica maneira de ver as coisas. O Palhaço é inspirado na sua vivência artística que conta com formação em escolas de circo do Brasil e da Argentina, vem se apresentando desde 2000 pelo Brasil, América do Sul e Europa. Mistura técnicas variadas de circo, tais como acrobacia, malabarismo e equilíbrio, esquetes teatrais de improviso com forte base humorística e participação do público.

Duração: 60 minutos / Classificação: Livre

16H – Orquestra Frevo Capibaribe | Música

Sinopse:Uma Jornada Vibrante pela “Efervescência do Carnaval”. Entre no ritmo contagiante do frevo e embarque em uma jornada musical que celebra a efervescência e a alegria do carnaval pernambucano. A palavra “frevo” deriva de “ferver” e designa a intensa energia e o vai e vem frenético das lembranças durante a festa carnavalesca. A Orquestra Frevo Capibaribe, fundada em 2005 pelo prestigiado músico Júnior Kaboclo, une músicos nordestinos e paulistas em um espetáculo que preserva essa manifestação cultural brasileira, promovendo um intercâmbio entre os estados de Pernambuco e São Paulo. Seu repertório inclui clássicos do frevo, como “Vassourinhas”, “Voltei Recife”, “Oh Bela”, “Madeira que Cupim não Rói”, “Último dia”, “Cabelo de fogo”, “Nino o Pernambuquinho”, “Frevo e Ciranda”, entre outros sucessos que encantam e contagiam o público.

Duração: 60 minutos | Classificação: Livre

Zona Oeste

R. Pedro Gonçalves Parentes, 57 – Pista de Skate Vila Piaui

Subprefeitura Lapa

13H- Samba e Amor| Graça Braga, Dhean Britto e Priscila Amorim | Música

O show é um abraço e um alerta para dias melhores e você não pode perder. O amor sempre vai prevalecer, assim como alguns sambas lindos que os cantores não poderiam deixar de fora. É uma exaltação a todas as culturas que se misturam ao Brasil. Levar a alegria em todos os corações sofridos e se recuperando da pandemia.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre

14H – O São João dos Mamulengos | O Que De Que | Teatro

Sinopse: Através do Teatro de Mamulengos, a cia conta a história de Rosinha que resolve confrontar seu pai e não casar com seu escolhido esposo que ela nem conhece. Nesta obra inspirada em clássicos do Teatro Popular Nordestino, como A COBRA CANINANA, A VIÚVA ALUCINADA e O QUEBRA-POTE, resgatamos as tradições das Festas Juninas para viver essa aventura de nossa protagonista.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre

15H – Varizes do Samba | Portô Portér | Circo

Sinopse: Números clássicos do circo neste espetáculo são interpretados tendo como fio condutor o livre arbítrio, trapézio, malabarismo, parada de mãos, força máxima, acrobacias na barra fixa e solo estão no repertório de habilidades desse espetáculo circense. Habilidades acrobáticas são realizadas num aparelho circense desenvolvido pela própria companhia de Circo. Este aparelho é composto por traves modulares que ao se unirem propiciam barras para executar os mais virtuosos movimentos.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre

16H – Entrance | WPBrass | Música

Sinopse: WPBrass trás uma fusão das vertentes afro-americanas com a soul music brasileira. Criada a partir dessa cultura negra do jazz tradicional, bluegrass, groove, funk, hip hop, soul, essa banda formada com 4 sopros, guitarra, tuba e bateria transmite alegria pulsante e dançante com sotaque da nossa alma colocando temas como Palco e O Morro Não Tem Vez em versão samba-funk, samba rock, afrosamba, meio a composições autorais.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre

Zona Oeste

Praça da Paz – Praça Victorio Finzetto – R. José da Costa Gavião, 64 – Jardim Cecy, São Paulo – SP, 02872-000

Subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia

13H- O Fuá de Benedito na terra de São Saruê | Cia Babau Fuá | Teatro

Sinopse: Nesse folguedo popular, a companhia traz ao público paulista uma clássica brincadeira de bonecos populares da Paraíba (Babau). O vaqueiro Benedito e sua esposa Rosinha chegam a SP para participarem do “Praças de cultura”, mas o capitão João Redondo ordena que toda brincadeira pare imediatamente. Com isso, Benedito se mete em confusões, já que veio comemorar o nascimento de seu filhinho que está prestes a nascer. Acompanhado de um trio de forró, o enredo desenrola com muita dinâmica e interação do público, com personagens e figuras clássicas aprendidos através da vivência e oralidade com os mestres da tradição.

Duração: 60 minutos / Classificação: Livre

14H – Coco da Batata | Música

Sinopse:O show é composto por repertório autoral de nossos integrantes, bem como, repertório em homenagem às nossas Mestras e Mestres de diferentes sotaques do Coco como o Toré, o de Raízes, o de Praia, Embolada, de Roda e o de Umbigada. Trazendo um pouco de nossa realidade paulistana através de nossas letras autorais e rememorando quem nos inspira cotidianamente em nosso fazer.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre

15H- Febre Terçã | Música

Sinopse: Show de Rock Pop Nacional onde a banda mescla ritmos como o hip-hop,Rock,Reggae, e MPB dando uma características singular ao trabalho. Uma das características desse trabalho é a alternância de vocais entre Erick Batista (Baixista), Enio Costa (Guitarrista) e Sérgio Tropardi (Baterista) onde a mudança dos timbres e estilo vocal trás um câmbio na síntese da banda sem descaracterizar a sonoridade do grupo. Uma outra característica interessante é uma composição feita em espanhol que visa abranger toda sociedade latino-americana. Isso, com letras marcantes e conteúdos que nos levam a pensar sobre os temas abordados.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre

16H- Anna Gué | Música

Sinopse: Gatas Extraordinárias, Anna apresenta como ninguém fazendo uma releitura moderna e “Na Mesma Medida” (música de sua autoria), a intérprete e produtora musical apresenta um repertório repleto de baladinhas com transformações de grandes vozes femininas como Rita Lee, Cássia Eller, Marisa Monte, entre outras. Reúne uma pitada de jazz e blues que apimenta o repertório desta grande roqueira.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre

Domingo, 06/08

Zona Oeste

R. Antônio Francisco Soares, 06 – Jardim São jorge

Subprefeitura Butantã

13H – Coco da Batata | Música

Sinopse:O show é composto por repertório autoral de nossos integrantes, bem como, repertório em homenagem às nossas Mestras e Mestres de diferentes sotaques do Coco como o Toré, o de Raízes, o de Praia, Embolada, de Roda e o de Umbigada. Trazendo um pouco de nossa realidade paulistana através de nossas letras autorais e rememorando quem nos inspira cotidianamente em nosso fazer.

Duração: 60 minutos / Classificação: Livre

14H – O Fuá de Benedito na terra de São Saruê | Cia Babau Fuá | Teatro

Sinopse: Nesse folguedo popular, a companhia traz ao público paulista uma clássica brincadeira de bonecos populares da Paraíba (Babau). O vaqueiro Benedito e sua esposa Rosinha chegam a SP para participarem do “Praças de cultura”, mas o capitão João Redondo ordena que toda brincadeira pare imediatamente. Com isso, Benedito se mete em confusões, já que veio comemorar o nascimento de seu filhinho que está prestes a nascer. Acompanhado de um trio de forró, o enredo desenrola com muita dinâmica e interação do público, com personagens e figuras clássicas aprendidos através da vivência e oralidade com os mestres da tradição.

Duração: 60 minutos / Classificação: Livre

15H – Febre Terçã| Música

Sinopse: Show de Rock Pop Nacional onde a banda mescla ritmos como o hip-hop,Rock,Reggae, e MPB dando uma características singular ao trabalho. Uma das características desse trabalho é a alternância de vocais entre Erick Batista (Baixista), Enio Costa (Guitarrista) e Sérgio Tropardi (Baterista) onde a mudança dos timbres e estilo vocal trás um câmbio na síntese da banda sem descaracterizar a sonoridade do grupo. Uma outra característica interessante é uma composição feita em espanhol que visa abranger toda sociedade latino-americana. Isso, com letras marcantes e conteúdos que nos levam a pensar sobre os temas abordados.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre

16H- Sangue Novo | Jéssica Américo | Música

Sinopse: O show é uma exaltação à cultura negra visibilizando matrizes africanas. O espetáculo é dividido em 3 blocos num primeiro momento ela apresenta canções que fala e invoca a força feminina, na segunda parte as músicas são sobre fé apresentando o sagrado dos orixás e na terceira e última parte as canções são sobre Raiz nela a cantora exaltará suas raízes culturais. Canções clássicas do samba, da música popular brasileira e exaltações ao povo preto. Um repertório avassalador, um mergulho no íntimo da cantora e seu universo feminino e afro religioso, um reflexo de cor e sagrado num repertório popular e de muito bom gosto.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre

Zona Oeste

R. Pedro Gonçalves Parentes, 57 – Pista de Skate Vila Piaui

Subprefeitura Lapa

13H- Anna Gué | Música

Sinopse: Gatas Extraordinárias, Anna apresenta como ninguém fazendo uma releitura moderna e “Na Mesma Medida” (música de sua autoria), a intérprete e produtora musical apresenta um repertório repleto de baladinhas com transformações de grandes vozes femininas como Rita Lee, Cássia Eller, Marisa Monte, entre outras. Reúne uma pitada de jazz e blues que apimenta o repertório desta grande roqueira.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre

14H – Sarau Emancipado | Coletivo Emancipado | Sarau

Sinopse:O Sarau Emancipado contará com apresentações poéticas, com ou sem o uso de adereços e acompanhamentos músicas, dos poetas e integrantes do coletivo, além de ser aberto para o público se apresentar. Teremos intervenções artísticas, de todas as vertentes da cultura.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre

15H – Parque do Circo | Dr Friky | Circo

Sinopse: Gonzalo é o Palhaço Dr Friky, um saltimbanco contemporâneo que viaja pelo mundo compartilhando a sua excêntrica maneira de ver as coisas. O Palhaço é inspirado na sua vivência artística que conta com formação em escolas de circo do Brasil e da Argentina, vem se apresentando desde 2000 pelo Brasil, América do Sul e Europa. Mistura técnicas variadas de circo, tais como acrobacia, malabarismo e equilíbrio, esquetes teatrais de improviso com forte base humorística e participação do público.

Duração: 60 minutos / Classificação: Livre

16H – Orquestra Frevo Capibaribe | Música

Sinopse:Uma Jornada Vibrante pela “Efervescência do Carnaval” .Entre no ritmo contagiante do frevo e embarque em uma jornada musical que celebra a efervescência e a alegria do carnaval pernambucano. A palavra “frevo” deriva de “ferver” e designa a intensa energia e o vai e vem frenético das lembranças durante a festa carnavalesca. A Orquestra Frevo Capibaribe, fundada em 2005 pelo prestigiado músico Júnior Kaboclo, une músicos nordestinos e paulistas em um espetáculo que preserva essa manifestação cultural brasileira, promovendo um intercâmbio entre os estados de Pernambuco e São Paulo. Seu repertório inclui clássicos do frevo, como “Vassourinhas”, “Voltei Recife”, “Oh Bela”, “Madeira que Cupim não Rói”, “Último dia”, “Cabelo de fogo”, “Nino o Pernambuquinho”, “Frevo e Ciranda”, entre outros sucessos que encantam e contagiam o público.

Duração: 60 minutos | Classificação: Livre

Zona Oeste

Praça da Paz – Praça Victorio Finzetto – R. José da Costa Gavião, 64 – Jardim Cecy, São Paulo – SP, 02872-000

Subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia

13H- Samba e Amor| Graça Braga, Dhean Britto e Priscila Amorim | Música

O show é um abraço e um alerta para dias melhores e você não pode perder. O amor sempre vai prevalecer, assim como alguns sambas lindos que os cantores não poderiam deixar de fora. É uma exaltação a todas as culturas que se misturam ao Brasil. Levar a alegria em todos os corações sofridos e se recuperando da pandemia.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre

14H – O São João dos Mamulengos | O Que De Que | Teatro

Sinopse: Através do Teatro de Mamulengos, a cia conta a história de Rosinha que resolve confrontar seu pai e não casar com seu escolhido esposo que ela nem conhece. Nesta obra inspirada em clássicos do Teatro Popular Nordestino, como A COBRA CANINANA, A VIÚVA ALUCINADA e O QUEBRA-POTE, resgatamos as tradições das Festas Juninas para viver essa aventura de nossa protagonista.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre

15H – Varizes do Samba | Portô Portér | Circo

Sinopse: Números clássicos do circo neste espetáculo são interpretados tendo como fio condutor o livre arbítrio, trapézio, malabarismo, parada de mãos, força máxima, acrobacias na barra fixa e solo estão no repertório de habilidades desse espetáculo circense. Habilidades acrobáticas são realizadas num aparelho circense desenvolvido pela própria companhia de Circo. Este aparelho é composto por traves modulares que ao se unirem propiciam barras para executar os mais virtuosos movimentos.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre

16H- Entrance | WPBrass | Música

Sinopse: WPBrass trás uma fusão das vertentes afro-americanas com a soul music brasileira. Criada a partir dessa cultura negra do jazz tradicional, bluegrass, groove, funk, hip hop, soul, essa banda formada com 4 sopros, guitarra, tuba e bateria transmite alegria pulsante e dançante com sotaque da nossa alma colocando temas como Palco e O Morro Não Tem Vez em versão samba-funk, samba rock, afrosamba, meio a composições autorais.

Duração: 60 minutos Classificação: Livre

Contatos da Produção – Praças da Cultura

Lucas Dantas: 11 94488-4814
Mariana Mata: 11 94194-8409
Contatos Subprefeituras

Butantã

Dayanne Godoi Da Cruz Barboza: 3397-4548 – 98672-9288 [email protected]

Freguesia do Ó/Brasilândia

Wilson Antunes: 94951-5505
[email protected]

Lapa

Angélica Carnauba 3396-7572 – 98369-0193/ 984690193 [email protected]

Compartilhar:

  • Data: 03/08/2023 09:08
  • Alterado:03/08/2023 09:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados