Museu do Ipiranga promove palestra sobre arte e emergência climática
O evento marca o lançamento do catálogo da exposição temporária “Onde há fumaça: arte e emergência climática”, em cartaz até 4 de março, com distribuição gratuita da publicação.
- Data: 03/02/2025 14:02
- Alterado: 03/02/2025 14:02
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação/Natalia Cesar
O Museu do Ipiranga promove, no dia 8 de fevereiro, às 15h, uma palestra de lançamento do catálogo da exposição temporária “Onde há fumaça: arte e emergência climática”. O evento contará com a participação do Micrópolis e do historiador Luiz Marques, além da distribuição gratuita do catálogo.
A conversa se inicia com Vitor Lagoeiro, Felipe Carnevalli e Marcela Rosenburg, do Micrópolis, que compartilharão o processo de concepção da exposição, a expografia e o desenvolvimento editorial do catálogo. A pesquisa que fundamenta a mostra envolveu uma análise detalhada do acervo do Museu Paulista da USP, destacando elementos pictóricos que evidenciam a degradação ambiental no desenvolvimento urbano do Brasil — aspectos que, por muito tempo, foram interpretados como símbolos de progresso.
Na publicação, os curadores organizaram textos de pesquisadores, artistas e curadores externos ao projeto, cuja prática dialoga com arte, ciência e emergência climática. Entre os autores convidados estão Sandra Benites, José Augusto Pádua, Olinda Tupinambá, Matheus Ribs, Renzo Taddei e Guilherme Moura Fagundes.
Em seguida, o historiador Luiz Marques, professor aposentado do Departamento de História da Unicamp e autor de O Decênio Decisivo: Propostas para uma Política de Sobrevivência, lançado em 2023 pela editora Elefante, fará uma palestra sobre a destruição da Mata Atlântica e suas consequências na emergência climática.
Serviço
Lançamento do catálogo de “Onde há fumaça: arte e emergência climática” com palestra
Dia: 8/2, às 15h
Local: Auditório do Museu do Ipiranga, piso jardim
Entrada gratuita para o evento e para a exposição
Inscrições abertas até 7/2 neste link
Programação
Credenciamento: 14h30
Roda de conversa sobre projeto curatorial e editorial: 15h
Palestra com Luiz Marques: 16h
Visitação à exposição: 17h30 às 18h30