Museu de Santo André apresenta série de vídeos sobre personagens da cidade
Próximo episódio trará a história de Cora Coralina, que dá nome a Emeief no Jardim Santo André
- Data: 31/08/2021 19:08
- Alterado: 31/08/2021 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Alex Cavanha / PSA
O Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa oferece uma nova ação educativa e cultural no formato digital. Trata-se do projeto ‘Cidade, Espaço Coletivo de Descobertas’, que apresenta série de vídeos sobre personagens que identificam espaços públicos andreenses. Os episódios são divulgados às quartas-feiras, às 18h, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura. A série faz parte da programação da agenda ‘Cultura em Casa SA’.
A iniciativa se propõe a dialogar com os saberes culturalmente construídos pelos munícipes, de faixas etárias diversas. “Através dos vídeos, vamos conhecer um pouco mais sobre os personagens que identificam bens tombados como patrimônio cultural pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André), bem como escolas, creches, ruas, praças, parques, espaços culturais e outros lugares de nossa cidade, que em seus nomes preservam a história. Vamos juntos conhecer um pouco mais sobre eles”, afirma a encarregada de Arte-Educação Leonice Mantovani, responsável pela Ação Educativa.
Programação
O próximo episódio, que será divulgado nesta quarta (1º), trará a história da poetisa e contista goiana Cora Coralina, considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, e que dá nome à Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeief) localizada no Jardim Santo André. Os vídeos seguintes abordarão Carlos Drummond de Andrade (Emeief), no dia 8 de setembro; Cecília Meireles (Biblioteca Distrital), no dia 15 de setembro; e Herbert de Souza (Creche), no dia 22 de setembro.
O Museu de Santo André Doutor Octaviano Armando Gaiarsa foi oficializado em 1982. Desde 1990 ele ocupa o prédio do Primeiro Grupo Escolar da região, localizado na rua Senador Flaquer, 470, Centro. O espaço apresenta aos visitantes a memória e a história da cidade e da região por meio do seu acervo, exposições e outras ações de difusão. Por conta da pandemia, segue fechado para visitação do público. O atendimento é realizado pelo email [email protected].