Muro da EM Fabíola é revitalizado com muita arte
Muro da escola municipal de Diadema é revitalizado por crianças e artistas do Matéria Rima
- Data: 26/08/2016 15:08
- Alterado: 26/08/2016 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: Matéria Rima
Crédito:Matéria Rima
De 20 a 27 de agosto, o muro da escola municipal Professora Fabíola Lima Goyano, localizada no Jardim União, em Diadema, será revitalizado por alunos beneficiados pelo projeto Matéria Rima. Integrando o projeto Cidade na Escola, promovido pela secretária de educação de Diadema (SP), o Matéria Rima usa o hip hop e elementos da cultura popular (como a embolada) como ferramentas pedagógicas, ajudando alunos do ensino fundamental a assimilar os conteúdos curriculares da sala de aula. Oferecido no contra turno das aulas, de modo a fortalecer a educação em tempo integral, o projeto atende cerca de mil alunos, de 16 escolas da rede municipal de Diadema.
Com 250 metros, o muro da escola Fabíola será revitalizado num trabalho em equipe, que vai levar uma semana e conta com a participação de alunos do Matéria Rima que realizaram as oficinas de grafitti e de artistas convidados. Entre os objetivos da ação está mostrar a diferença entre pichação e grafitti, desenvolver o protagonismo infanto-juvenil e a coordenação motora dos alunos.
Fundador do Matéria Rima, MC Joul também lembra que ações como essa tornam a criança e o jovem agentes transformadores da realidade, protagonistas de suas histórias e indivíduos conscientes do papel fundamental da escola em suas vidas.
“A revitalização do muro da escola Fabíola possibilita aos alunos maior integração e participação social, além da vivência plena de seus direitos e deveres como cidadãos. Isso implica uma noção de educação mais plural e abrangente do que aquela com a qual nos acostumamos a pensar”, diz.
Além de uma noção mais abrangente de educação, a revitalização do muro da escola Fabíola simboliza a luta contra uma triste realidade brasileira. Segundo informações dos questionários de diretores da Prova Brasil 2011, em um ano, 16% das instituições de ensino brasileiras tiveram pichação de muros, 18% passaram por depredação das dependências internas e 26% vivenciaram destruição dos banheiros.
À revista Nova Escola, Luciene Tognetta, pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), afirmou que a violência de alunos contra a escola só se resolve quando eles se sentem parte dela. “Enquanto a gestão escolar não propuser a discussão de questões de convivência, promovendo a participação dos estudantes, eles continuarão se sentindo excluídos.”
Diante disso, o Matéria Rima tem entre seus objetivos compreender a arte como instrumento de transformação, inclusão e conscientização, capaz ainda de aproximar a escola e a comunidade de seu entorno. Ao envolver crianças, artistas e educadores, o Matéria Rima amplia as oportunidades educativas, elevando a autoestima dos alunos.
SERVIÇO:
Revitalização do muro da EM Fabíola
20/08, sábado, início com a demarcação do espaço pela equipe do Matéria Rima, sendo 15 painéis de 10 metros para cada escola atendida e 20 painéis de 5 metros para artistas convidados;
22/08, segunda, início das atividades com 5 escolas atendidas
24/08, quarta, atividades com outras 5 escolas atendidas
26/08, sexta, atividades com outras 5 escolas atendidas, finalizando com as crianças
27/08/2016, sábado, finalização do muro com 20 artistas convidados (graffiti)