Municípios do interior de SP ganham observatório de turismo
Convênio da Aprecesp com a USP Leste teve o apoio da Secretaria de Turismo e Viagens de SP
- Data: 02/06/2023 15:06
- Alterado: 02/06/2023 15:06
- Autor: Redação
- Fonte: Setur-SP
assinatura de um convênio para a criação de um Observatório de Turismo para o interior do estado
Crédito:Luciana Vicária
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) participou nesta quinta-feira, 1, da assinatura de um convênio para a criação de um Observatório de Turismo para o interior do estado, uma parceria da Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp), com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP).
A iniciativa tem por objetivo sistematizar dados sobre a oferta e a demanda turística dos 143 municípios turísticos associados à Amitesp e aplicá-los de forma estratégica na tomada de decisões e criação de políticas públicas, transformando informações em inteligência de mercado. “Os diagnósticos vão permitir que os destinos se tornem mais inteligentes, sustentáveis e competitivos”, afirma o chefe de gabinete da Setur-SP, Eder Rafael Santos, que na ocasião, representou o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.
“O uso adequado dos indicadores direciona as nossas ações e geram grande impacto em todo a cadeia do nosso setor”, disse Eder, que colocou o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), braço de pesquisa da Setur-SP, à disposição do novo observatório. “Os municípios turísticos passam a ter uma clareza maior de seus fluxos, seus públicos e o que precisa ser feito para atingir os objetivos que almejam”, completou.
O presidente da Amitesp e prefeito de Nazaré Paulista, Murilo Pinheiro, afirmou que monitorar o fluxo de visitantes será essencial para gerar novos empregos e avançar com o desenvolvimento regional. Já o diretor da EACH, Ricardo Uvinha, reforçou a qualidade da mão-de-obra da Universidade de São Paulo, com seus cursos de graduação, mestrado e doutorado em Turismo, e os benefícios de aplicar o conhecimento científico em ações práticas.
O evento aconteceu no auditório Azul da EACH e teve a presença dos deputados estaduais e membros da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Sebastião Santos e Rômulo Fernandes; dos prefeitos Araldo Todesco, de Tapiraí; Ruy Favaro, de Dois Córregos; e Eduardo Martinez, de Tabatinga; além de representantes do Visite SP e SP Convention & Visitors Bureau, da Fundação 25 de Janeiro.