Mostra Literária LivroLivreLivra no Sesc Consolação
A mostra reúne 20 expositores, entre coletivos, editoras, autores(as) independentes e artistas gráficos e visuais, além da presença das escritoras Maria Vilani e Helena Silvestre
- Data: 04/05/2023 10:05
- Alterado: 04/05/2023 10:05
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc Consolação
Mostra Literária LivroLivreLivra: Uma experiência imersiva na literatura diversa
Crédito:Rodrigo Motta
No final de semana, nos dias 13 e 14 de maio, acontece a primeira edição da Mostra Literária LivroLivreLivra, na área de convivência do Sesc Consolação. O evento tem o objetivo de apoiar e difundir produtores independentes da literatura que trabalham a palavra e a leitura de diferentes formas; vão desde editoras de livros, quadrinhos, zines, escritores(as), até artistas gráficos e visuais e suas diferentes formas de manifestar sua arte. A programação é gratuita e voltada para todas as idades e busca oferecer aos visitantes uma experiência imersiva na literatura diversa, periférica e contemporânea.
O tema dessa edição é inspirado no termo “escrevivência“, cunhado pela escritora Conceição Evaristo, que descreve a vida que se escreve na vivência de cada pessoa. O nome do evento LivroLivreLivra reforça esse pensamento e foi criado com base nas diretrizes do projeto, que incluem a diversidade, pluralidade, democratização da literatura brasileira, além do uso dos artigos “A”, “E” e “O” – dentro da discussão de gênero. Esse título faz um jogo de palavras que sugere o Livro como objeto que representa a principal forma de suporte literário; Livre para representar os agentes culturais da cena literária independente; e Livra para enfatizar a liberdade tanto de pensamento quanto de temas abordados.
Com a cocuradoria de Rodrigo Motta, um importante articulador cultural e idealizador da Banca Curva, ponto de exposição da cena independente na Vila Buarque, a Mostra Literária reúne 20 expositores da cena literária independente. Entre eles, estão coletivos como a Câmara Periférica do Livro e a Literarua, que buscam dar voz a produções literárias de regiões periféricas, bem como autores(as) individuais, artistas gráficos e visuais, entre outros.
Além dos expositores, a mostra conta com uma programação variada, incluindo a troca de livros com mediação de leitura, realizada pela Cia Circo de Trapo, o Sarau Poetry Jam, com Daniel GTR, o bate-papo Que periférico é esse na Literatura Periférica? com Maria Vilani, escritora e ativista cultural, e a escritora afro-indígena Helena Silvestre, com mediação do colunista Eleilson Leite, do site Outras Palavras e diretor da Coleção de Literatura Periférica da Global Editora. Além disso, haverá a contação de histórias meu Quilombo vivo com a atriz Maria Baú, idealizadora do espetáculo Os Rastros das Marias, que celebra o heroísmo da mulher negra no Brasil, e a oficina Vivência Serigráfica com Daniella Martini, idealizadora do estúdio gráfico Coticoá.