Mostra Infâncias Plurais tem vídeos do Ceará, Tocantins, Bahia, Minas Gerais, SP e RJ

Esta é a terceira coletânea de vídeos dessa mostra, que entra no ar no site do Itaú Cultural semanalmente para as crianças

  • Data: 06/09/2021 11:09
  • Alterado: 06/09/2021 11:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Mostra Infâncias Plurais tem vídeos do Ceará, Tocantins, Bahia, Minas Gerais, SP e RJ

Na Mostra Infâncias Plurais tem vídeos do Ceará

Crédito:Divulgação

Você está em:

O site do Itaú Cultural lança, no dia 7 de setembro, mais uma coletânea da Mostra Infâncias Plurais, com seis novos audiovisuais, cada um de um estado diferente do Brasil. Com postagens semanais até o dia 12 de outubro, essa mostra on-line reúne os 50 vídeos selecionados dentro do projeto homônimo, realizado no final do ano passado, cuja proposta foi inspirar produções culturais infanto-juvenis em pessoas de todo o país, que trabalham diretamente com crianças e adolescentes.

Como resultado dessa experiência, os audiovisuais curtos e potentes buscam ver o mundo a partir dos olhos das crianças, levando em conta suas diferentes realidades. A mostra é voltada para este público e para adultos, educadores e artistas interessados em se deixar envolver por essa linguagem simples, poética, cativante e criativa presente nos vídeos. Os trabalhos fogem dos clichês das produções destinadas aos pequenos, ao tratá-los sobretudo, como sujeitos.

Esse projeto é realizado em parceria com o Instituto Alana e pode também ser visto no portal Lunetas por outra perspectiva. Enquanto a mostra no Itaú Cultural é focada na fruição de coletâneas, formadas por vídeos que tenham uma conexão entre si, no Lunetas, cujas postagens semanais são às sextas-feiras, o público confere, além de uma outra seleção das produções exibidas, seu making off, com entrevistas dos participantes contando sobre o processo.

Os audiovisuais da semana

Essa terceira coletânea é composta pelo tocantinense Na pisada da Suça, em que crianças falam sobre a própria Suça, uma dança centenária, afro-brasileira, da cultura popular tradicional do estado, ensinada pelos mais velhos às gerações mais novas, que continuamente se encantam pela brincadeira. O paulista Eu vim de lá, resgata, com música e imagens dos pequenos se divertindo, as origens e ancestralidade das crianças negras. Da Bahia, em Escuta-me são abordados direitos sociais, de maneira leve e lúdica, por duas crianças e por meio da história de um galo. Xavierzin da escola de funk, do Rio de Janeiro, é sobre um menino que tem muito talento para dançar funk, mas na escola enfrenta preconceito e proibição. Para sair dessa, ele ensina para  todo mundo os passos dessa dança. Ela é contada por bonecos de pano, assim como a mineira No tempo da catira, em que um cenário colorido vai ganhando vida, conforme uma música é tocada ao fundo e é contada a história desse ritmo musical e estilo de dança com maior recorrência na Região Sudeste e Região Centro-Oeste do país, caracterizada pela batida das mãos e dos pés. A ciranda do tear, do Ceará, ensina os pequenos a fazer justamente esse instrumento de tecer com as mãos, conversando com a renda uma das grandes tradições do estado.

O projeto Infâncias Plurais foi desenvolvido para fomentar a produção de arte e cultura para crianças de sete a 14 anos. Essa formação totalmente on-line, realizada entre outubro e novembro de 2020, selecionou 400 participantes e foi composta por conversas virtuais com convidados, debates entre os participantes e laboratórios de criação de produtos culturais. Os 50 vídeos selecionados são parte desse processo de experimentação, tanto em relação ao formato, quanto ao conteúdo, no que diz respeito à exploração do universo da infância, a partir da troca entre pessoas de diferentes regiões e realidades. Vale assinalar, ainda, que metade dos participantes eram de fora das capitais federais, dado que ressalta a diferença de perspectivas e a diversidade de ideias e contextos explorados nas produções. 

SERVIÇO:

Mostra Infâncias Plurais

7 de setembro (terça-feira)

Com novas coletâneas de vídeos todas as terças-feiras até 12 de outubro

Em www.itaucultural.org.br

Compartilhar:

  • Data: 06/09/2021 11:09
  • Alterado:06/09/2021 11:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados