Moradores são certificados em curso do Sebrae-SP em gestão para artesãos
Aulas integram convênio celebrado entre a Prefeitura de Ribeirão Pires e o Sebrae para a implantação do Programa Cidade Empreendedora
- Data: 01/08/2019 17:08
- Alterado: 01/08/2019 17:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:Gabriel Mazzi
Artesãos da Estância Turística de Ribeirão Pires receberam nessa quinta-feira, dia 1º de agosto, certificado de conclusão de curso ministrado pelo Sebrae-SP em Gestão de Negócios com Foco em Resultados. As aulas integram o Programa Cidade Empreendedora, promovido pela instituição, por meio de convênio com a Prefeitura.
Cerca de 30 moradores da cidade, que atuam profissionalmente com artesanato, participaram do curso, que teve carga de 38 horas. Foram abordados nas aulas temas como “ideias em modelo de negócios”; gestão financeira; formalização do empreendimento; inserção em redes sociais e marketing; e público-alvo.
A artesã Rosane Duzzi, 33 anos, moradora do Jardim Caçula, está entre as certificadas na primeira turma de Gestão de Negócios com Foco em Resultados. “Gostei muito da oportunidade. O Sebrae nos ensinou fluxo de caixa, como atender bem o cliente. Esse foi um divisor de águas e vai acrescentar muito na minha atividade”, disse Rosane, que atua há 4 anos como artesã – na produção de itens com feltro e relacionados à costura criativa.
Representando o prefeito Adler Teixeira – Kiko, o vice-prefeito de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon, ressaltou a importância da qualificação e do aperfeiçoamento profissional para o desenvolvimento da cidade. “Estamos investindo, desde 2017, em projetos e ações que agregam conhecimento às pessoas e ampliam suas oportunidades de atuação no mercado, estimulando a formalização de negócio, a abertura de novos postos de trabalho e a geração de renda”, afirmou.
Paulo Cereda, gerente do Sebrae-SP na região, falou sobre a parceria da entidade com a Prefeitura de Ribeirão Pires. “Temos a missão de levar o empreendedorismo para o ABC e precisamos de parceiros para isso. Em Ribeirão Pires, há o interesse da gestão em fomentar o empreendedorismo, que gera emprego, renda e cidadania”, declarou.
O curso Artesãos – Gestão de Negócios com Foco em Resultados foi ministrado no Parque Pérola da Serra, com o apoio do Fundo Social do município. “Com muito orgulho recebemos os artesãos da cidade em iniciativas que estão valorizando o trabalho tão bonito que desenvolvem. Isso é importante para Ribeirão Pires e para essas famílias, que ganham mais espaço e protagonismo para seguirem atuando e gerando renda a partir da atividade”, disse a presidente do Fundo Social e primeira-dama da cidade, Flávia Dotto.
Cidade Empreendedora – Em abril deste ano, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires assinou convênio com o Sebrae para a implantação do Programa Cidade Empreendedora. Além do curso gratuito de qualificação de artesãos, o município ganhará Sala do Empreendedor. Essas serão as primeiras atividades promovidas na Estância pela parceria, que tem por objetivo fortalecer micro e pequenos empreendimentos de Ribeirão Pires.
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico está realizando adequações estruturais para sediar os serviços da Sala do Empreendedor no Posto Atende Fácil, situado ao lado do Terminal Rodoviário da cidade. No local, estarão disponíveis informações sobre cursos e oficinas voltadas ao estímulo do empreendedorismo, com melhorias para a gestão de negócios.