Moradores discutem propostas para Saúde no Estado e União

Mais de 100 pessoas participaram, nesta terça-feira (19/03), do início da etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde e 8ª Conferência Estadual de Saúde.  O encontro foi realizado no Cine Eldorado e foi destinado a moradores referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Inamar, Eldorado e Paulina, bem como funcionários e gestores. Esta é […]

  • Data: 19/03/2019 17:03
  • Alterado: 19/03/2019 17:03
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Moradores discutem propostas para Saúde no Estado e União

Crédito:Thiago Benedetti

Você está em:

Mais de 100 pessoas participaram, nesta terça-feira (19/03), do início da etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde e 8ª Conferência Estadual de Saúde.  O encontro foi realizado no Cine Eldorado e foi destinado a moradores referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Inamar, Eldorado e Paulina, bem como funcionários e gestores.

Esta é a primeira de cinco reuniões que acontecem, até 4 de abril, para discutir e elencar propostas para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito estadual e nacional. Durante a plenária, que teve como tema Democracia e Saúde, foram apresentados quatro eixos temáticos para discussão. São eles: Saúde como direito e o papel do Estado como disciplinador e fomentador do direito à saúde; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e a função reguladora do Estado na estruturação do SUS; Financiamento do SUS e a resistência do SUS frente às formas restritivas de financiamento; e Participação Social – cidadania, ética, direitos e deveres, para emancipação do coletivo.

A cada encontro, são convidados técnicos da área para palestrar. Para a região Sul foram convidados o economista Jair de Abreu Leme Junior, membro da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), conselheiro estadual e doutorando pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e o médico sanitarista Nicanor Pinto, professor da Unifesp, Nicanor Pinto.

 “Discutir saúde é muito mais amplo do que discutir simplesmente serviços para alguém que está doente. São inúmeros fatores que interferem, como alimentação, moradia, meio ambiente e transporte. É preciso assegurar o SUS como um sistema de proteção ao cidadão”, afirmou Isabel Senra, representante da Secretaria de Saúde. Por isso, esses eventos são fundamentais para que a população participe de todo o processo.

Após as explicações temáticas, os participantes sugeriram uma proposta para cada eixo temático. Todo o material será agrupado com o de outras regiões e levado ao encontro regional, previsto para 9 de abril.

PARA TODA A CIDADE
Na quinta-feira, 21/03, será a plenária da região Norte. Na próxima semana, estão previstos os encontros das regiões Centro-Oeste, Leste 1 e Leste 2.
A Conferência Estadual está prevista para ser realizada entre 7 e 9 de junho e a nacional será de 4 a 7 de agosto.

SERVIÇO:
Calendário das etapas municipais da 16ª Conferência Nacional de Saúde e 8ª Conferência Estadual de Saúde
Região Norte (moradores referenciados pelas UBSs Paineiras, Maria Tereza, Nações, ABC e Canhema)
21 de março de 2019, quinta-feira, das 13h às 17h.
Local: UBS ABC. Avenida das Ameixeiras, 678 – Jardim ABC.

Região Centro-Oeste (moradores referenciados pelas UBSs Serraria, Conceição, Real, Centro e Reid)
02 de abril de 2019, terça-feira, das 13h às 17h.
Local: UBS Serraria. Avenida Lico Maia, 803 – Serraria.

Região Leste 1 (moradores referenciados pelas UBSs Nogueira, Nova Conquista, São José e Piraporinha)
03 de abril de 2019, quarta-feira, das 13h às 17h.
Local: UBS São José. Rua Barão de Iguape, 98 – Vila São José.

Região Leste 2 (moradores referenciados pelas UBSs Promissão, Casa Grande e Ruyce)
04 de abril de 2019, quinta-feira, das 13h às 17h.
Local: UBS Casa Grande. Rua Mem de Sá, 280 – Casa Grande.

Compartilhar:

  • Data: 19/03/2019 05:03
  • Alterado:19/03/2019 17:03
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados