Moeda Verde chega ao Núcleo Espírito Santo
Local é o 13º a receber a ação que troca recicláveis por frutas, legumes e verduras
- Data: 27/09/2019 16:09
- Alterado: 27/09/2019 16:09
- Autor: Paloma Alvarez Alonso
- Fonte: Semasa
Moeda Verde chega ao Núcleo Espírito Santo
Crédito:Divulgação/ Semasa
Os moradores do núcleo Espírito Santo – comunidade carente localizada no bairro Cidade São Jorge – começaram a trocar seus resíduos recicláveis por alimentos do tipo hortifrúti nesta sexta-feira (27/9). O local é o 13ª da cidade a receber as ações do Moeda Verde, programa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Prefeitura, por meio do Núcleo de Inovação Social, que leva qualidade de vida aos locais mais carentes do município.
A estreia no Espírito Santo contou com a presença do superintendente da autarquia. Almir Cicote que ressaltou que o programa está mudando a cara das comunidades. “Nosso objetivo é avançar cada vez mais com as ações de troca do Moeda Verde. É um programa que, com poucos recursos, nos permite grandes transformações”, comentou.
Neste primeiro dia, os moradores trouxeram 232 kg de lixo reciclável e, em troca, levaram melões, mandiocas, mamões, cenouras, além de verduras fresquinhas. O ponto de troca do Moeda Verde no Núcleo Espírito Santo fica na rua Maranhão, na esquina da rua Goiás, e as trocas ocorrerão a cada 15 dias, sempre às sextas-feiras, às 9h30.
A senhora Tereza Conceição Munhoz, que reside no bairro há 36 anos com o marido, está feliz com a chegada da iniciativa no local. “Ajudamos a divulgar o programa entre os vizinhos e queremos que o pessoal participe. Andei pela comunidade pegando os resíduos que eu via na rua, para trazer hoje aqui”, contou feliz. Dona Tereza trocou 30 kg de lixo reciclável por 6 kg de frutas e legumes, e comentou que ainda ia dividir os produtos com a nora.
O Moeda Verde está presente em outras 12 comunidades carentes de Santo André: Ciganos, Capuava, Jardim Cipreste, Eucaliptos, Vista Alegre/Kibon, Santa Cristina, Jardim Cristiane, Sítio dos Vianas, Cruzado I e II, Pintassilgo, Tamarutaca e Sorocaba. Em outubro, o programa chegará ao Núcleo Missionários (um outro ponto do Jardim Santo André). A iniciativa já beneficia mais de 65 mil moradores.