Modelo “top” da linha extrapesada da Mercedes é um Bruto esperto

O estradeiro extrapesado Mercedes-Benz Actros 2651 6X4 Megaspace oferece tecnologias incomuns aos caminhões

  • Data: 30/01/2019 13:01
  • Alterado: 30/01/2019 13:01
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: Agência AutoMotrix
Modelo “top” da linha extrapesada da Mercedes é um Bruto esperto

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Com seu motor diesel OM 460 LA de 6 cilindros em linha com 13 litros, com torque de 244,7 kgfm e 510 cavalos, o cavalo-mecânico extrapesado Actros 2651 6×4 é o Mercedes-Benz mais potente produzido no Brasil – além de caminhões e ônibus que saem das unidades industriais de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG), a marca alemã fabrica na cidade paulista de Iracemápolis o sedã Classe C e o utilitário esportivo GLA. Mas a força do motor não é o único destaque do modelo “top” da linha extrapesada apresentada em 2015. O Actros 2651 6×4 também chama atenção pelas tecnologias de segurança autônomas ou semiautônomas, a grande tendência na indústria automotiva global.

A maior atração tecnológica do Actros 2651 6×4 é o assistente ativo de frenagem ABA – Active Brake Assist. Acima de 60 km/h, o dispositivo identifica os obstáculos à frente do caminhão, tanto os que estão em movimento quanto os parados. Se há risco de colisão, o ABA ativa um alerta visual e sonoro. Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, quando detecta risco de impacto, o sistema aciona autonomamente os recursos de frenagem. Se o motorista aciona o freio, o sistema devolve a ele o controle total da frenagem. Outra tecnologia autônoma do caminhão topo de linha da Mercedes no Brasil, o sistema de orientação de faixa de rolagem (Lane Guidance System) inclui uma câmera montada no para-brisa que detecta a posição do caminhão em relação às faixas de estrada, à direita e à esquerda. Um alerta sonoro avisa o motorista no caso de o veículo se mover para fora das faixas sem acionar a seta, aumentando a segurança de circulação. Já o sistema de controle de proximidade (Proximity Control System) monitora o tráfego à frente por meio de radar e, com base na velocidade dos demais veículos e na distância em relação ao veículo da frente, adequa a velocidade do caminhão às variações do tráfego, mantendo uma distância segura previamente determinada pelo motorista para diminuir o risco de colisões.

A conectividade é outro ponto forte do Actros 2651 6×4. O pacote multimídia inclui sistema de som com conexão via Bluetooth para celulares e volante multifuncional com comandos para operar o rádio e o celular, além de permitir ao motorista operar o computador de bordo no painel sem tirar as mãos do volante. Também estão disponíveis, como itens de série ou opcionais, sintonizador de FM com RDS-EON, de AM para ondas curtas, médias e longas e pré-sintonias, CD-player compatível com MP3, WMA e com entradas auxiliares Mini-USB e Aux e tacógrafo digital.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Sem sentir o peso
O trecho percorrido foi entre a fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo e a Rodovia Caminho do Mar, mais conhecida como Estrada Velha de Santos, com um bitrem carregado, com sete eixos e PBTC de 57 toneladas. Na versão 2651 6×4 do Actros, equipada com câmbio automatizado Powershift de 12 marchas, o interior da cabine Megaespace é alto e o piso é plano, o que facilita bastante a circulação a bordo. Há uma cama atrás dos bancos para eventual repouso – climatizador, televisão e frigobar são opcionais. O banco pneumático do motorista tem cinto integrado, 12 regulagens e é bem aconchegante. E o sistema de som com Bluetooth permite acesso viva-voz ao celular. Opcionalmente, o modelo conta com sensor de chuva e iluminação, sistema de controle de tração, suspensão traseira pneumática, freio a disco e farol em leds com luz diurna, entre outros itens.

Na versão “top” do Actros, os cinco estágios do Retarder – sistema de freio motor que freia o caminhão gradativamente – tornam possível fazer longas viagens sem precisar pisar no pedal do freio. Além de oferecer mais comodidade ao motorista, esse recurso aumenta a durabilidade dos componentes do sistema de frenagem. O câmbio automatizado de 12 marchas é eficiente e faz trocas mais suaves que alguns hatches compactos. O volante é preciso e responde rápido nas curvas. O piloto automático do Actros 2651 6×4 reconhece a inclinação da pista e ajusta a demanda de torque e potência do motor, para economizar combustível. Segundo a Mercedes, isso pode proporcionar até 1% de economia de combustível em relação ao piloto automático tradicional.

Mas o que mais encanta a quem dirige o Actros 2651 6×4 são mesmo as tecnologias autônomas. A mais impressionante é o assistente ativo de frenagem ABA, que identifica os obstáculos à frente do caminhão e, quando detecta uma situação de risco, reduz a velocidade e, se há risco de colisão, até faz uma frenagem de emergência. Ainda no aspecto de segurança, o sistema de orientação de faixa de rolagem, que detecta a posição do caminhão em relação às faixas de estrada, também avisa o motorista quando o veículo sai da sua faixa – de acordo com o lado da faixa invadida, o alerta sonoro vem de um lado diferente da cabine. O sistema de controle de proximidade cumpre bem a tarefa de monitorar o tráfego à frente e adaptar a velocidade às variações do tráfego, para manter distâncias seguras. O motorista define previamente a distância em que o sistema deve atuar – de 15 a 150 metros. Com tanto suporte tecnológico, dá para se acostumar rapidamente à ideia de dirigir um caminhão como esse.

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  • Data: 30/01/2019 01:01
  • Alterado:30/01/2019 13:01
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