Mistérios do dedo dourado de Doha
Localizado no coração da cidade no complexo comercial de Souq Waqif o imponente monumento diverge justificativas.
- Data: 12/12/2022 14:12
- Alterado: 12/12/2022 14:12
- Autor: Luciano Luiz
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Luciano Luiz
Quem vai até o centro de Doha para passear no Souq Waqif é quase que obrigado a tirar uma foto próximo ao dedo de ouro que fica em uma das principais vias e chama a atenção com seus quase três metros de altura e dezoito toneladas de peso.
Por mais que algumas pessoas insistam em colocar que o dedo teria alguma ligação intimidadora em relação as leis contra roubos no país, ou mesmo em forma de uma homenagem a conquista do time de futebol em uma Copa da Ásia, trata-se de uma peça importante da obra do artista francês César Baldaccini.
A obra que é somente dourada, mas na verdade é toda de bronze e tem um valor estimado na casa de U$ 1,7 milhão de dólares e foi criada em 1965.
O dedo significa algo como:
“Não desanime, por mais que te desprezem, siga teu destino, seja forte, faça o que tem que fazer e você sairá vencedor”.
A obra se chama “Le Pouce” (“o polegar”, em francês) e quando o escultor começou a treinar a técnica da moldagem ampliada e resolveu testá-la usando o modelo do seu próprio polegar.
Ela foi instalada em 2019 e tem réplicas em Paris, na França, em Seul, na Coreia do Sul, entre outras localidades.
Para nós brasileiros o dedão levantado significa “legal, tudo bem”, e é com essa definição que eu irei ficar, já que é bem próxima do significado inicial da obra pelo artista.
Que o dedo aponte para os melhores caminhos e segue o jogo !!!