Ministério da Saúde envia ajuda para vítimas de enchentes no Piauí
Ministério da Saúde envia kits e equipes ao Piauí para ajudar vítimas das enchentes e monitora outros estados afetados.
- Data: 18/01/2025 09:01
- Alterado: 18/01/2025 09:01
- Autor: redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação
O Ministério da Saúde vai ajudar as vítimas de enchentes em diversas cidades do Piauí. Por conta das fortes chuvas que arrasaram diversas localidades do estado desde a última segunda-feira (13), os moradores estão lidando com muitos desafios. Então, para dar suporte imediato, o governo autorizou o envio de kits de medicamentos e insumos estratégicos para emergências deste tipo.
Cada kit pesa cerca de 250 quilos e contém 48 itens essenciais, incluindo 32 medicamentos, como anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, além de 16 insumos, como luvas e seringas. Esses materiais podem atender até 500 pessoas por três meses ou 1.500 por um mês, dependendo da gravidade da situação.
Logo que o pedido de ajuda chegou, uma equipe do Ministério foi enviada para o Piauí, coordenando ações em conjunto com a Secretaria de Saúde local, Assistência Social e Defesa Civil. E não é apenas o Piauí que está sendo monitorado. Outros estados como Alagoas, Bahia, Ceará, Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco também estão sob atenção do programa Vigidesastres, que acompanha desastres naturais e apoia emergências de saúde pública.
É importante lembrar que enchentes e desastres naturais trazem riscos sérios, como ferimentos, doenças transmitidas pela água e até problemas emocionais. Por isso, estados e municípios podem pedir ajuda ao Ministério da Saúde em casos de emergência, de acordo com as portarias nacionais.
Riscos à saúde causados pelas chuvas s
As principais ameaças à população incluem doenças transmitidas pela água, como leptospirose, hepatite A e diarreias. Ferimentos e acidentes, que surgem na forma de deslizamentos e contato com animais peçonhentos. Além dos impactos emocionais, como traumas e estresse causados pelo desastre.
Como acionar o Ministério da Saúde em emergências
Estados e municípios podem solicitar apoio do Ministério em casos de emergência ou calamidade pública reconhecida pela Defesa Civil.