Ministério da Saúde e UNA-SUS lançam novo curso para promover segurança e qualidade nos ambientes laboratoriais
Profissionais de saúde, estudantes e demais interessados podem fazer a matrícula até 28 de junho
- Data: 15/05/2024 17:05
- Alterado: 15/05/2024 17:05
- Autor: Redação
- Fonte: Ministério da Saúde
Crédito:Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), lançou novo curso online de Introdução à Biossegurança Aplicada a Laboratórios. O objetivo é capacitar profissionais que trabalham nesses ambientes para realizar o planejamento e gerenciamento das atividades de biossegurança. Além disso, busca-se que compreendam o papel dos laboratórios de saúde pública, articulando os recursos disponíveis e integrando-os ao Sistema de Gestão da Qualidade.
O curso é ofertado pela Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde e Fiocruz Brasília e já está com as inscrições abertas. Profissionais de saúde, estudantes e demais interessados podem fazer a matrícula até 28 de junho de 2024, pelo site da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
A capacitação foi planejada para permitir que os profissionais executem suas atividades de maneira segura, minimizando os riscos à sua saúde, como explica Pedro Teixeira, Gestor de Biossegurança do Centro de Pesquisa, Inovação, Vigilância em Covid-19 e Emergências Sanitárias da Fiocruz, “No cotidiano do trabalho com biossegurança, os perigos estão presentes em todos os lugares. Por isso, a proteção deve ser uma preocupação central para os profissionais. O curso ajudará os alunos a adotarem medidas práticas, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual, capacitando-os para aplicar os conceitos aprendidos e proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e de maior qualidade”, explica.
O curso tem uma carga horária total de 40 horas, distribuídas ao longo de oito unidades, abordando os seguintes temas: introdução aos conceitos fundamentais em biossegurança; avaliação de riscos aplicada à biossegurança laboratorial; aspectos conceituais relacionados à saúde ocupacional dos profissionais de laboratórios de saúde pública; uso de Cabines de Segurança Biológica (CSB); transporte de substâncias infecciosas; gestão de resíduos de serviços de saúde; bioproteção e administração da biossegurança em laboratórios NB3.
Saiba mais sobre esse e outros cursos da rede UNA-SUS